OU
Ver todas as unidades

Confira os grandes princípios do Pilates!

pilates-principiosO Pilates tem sido uma forte ferramenta no combate às lesões relacionadas à coluna vertebral, por ser uma atividade que constitui de técnicas que trabalham flexibilidade, postura, consciência corporal, equilíbrio, tônus e respiração. Através de exercícios específicos, o Pilates atua prevenindo lesões, por meio de um fortalecimento direto de músculos como Multífidos e Transverso do Abdômen, responsáveis por estabilizar e proteger a coluna vertebral.
Os exercícios de Pilates se aplicam tanto na fase aguda da dor, na qual se estabiliza a região lesionada, como na recuperação da musculatura ou da articulação afetada na fase da pós-reabilitação. O ambiente e o trabalho oferecidos pela técnica Pilates facilitam a intervenção baseada nos princípios de assistência permitindo que a evolução da reabilitação seja mais rápida.
Quando praticado regularmente, o Pilates ajuda na melhora global da saúde do corpo e da mente, uma vez que estimula o metabolismo e a massa corporal magra, tonifica e modela o corpo, controla a ansiedade, amplia a consciência corporal, trabalha a respiração, ajuda a afastar o estresse e a depressão, além de muitos outros benefícios que também interferem diretamente no aumento da auto estima e do bem-estar de pessoas em suas diferentes fases da vida.
Conheça os princípios do Pilates:
– Respiração: é ela que favorece a organização do tronco, a estabilização da região lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço.
– Concentração: provoca a transformação do pensamento em movimento, dando-se importância a todas as partes do corpo para que os movimentos sejam realizados com eficiência. Durante a aula, o praticante deve estar com o pensamento ali e não “passeando” por outros lugares.
– Controle: está intimamente ligado à concentração e se refere ao aprendizado motor dos movimentos.
– Fluidez: somada à leveza evita o desperdício de energia, permitindo a utilização, apenas, da energia necessária à realização daqueles movimentos.
– Centro: o chamado “POWER HOUSE”, ou centro de força. Um conjunto de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. Uma vez fortalecida, essa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético.
– Precisão: melhora o controle e o equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num determinado movimento, sem que haja gastos energéticos desnecessários, provocados por contrações inadequadas.
 Saiba mais sobre o Pilates acessando aqui!
 

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios