OU
Ver todas as unidades

O verdadeiro valor das aulas de Pilates: custo x benefícios

valor-aulas-pilatesO Pilates vem atraindo a atenção de muitas pessoas que percebem a grande quantidade de benefícios que a técnica pode proporcionar. Entretanto, diversas pessoas acabam adiando a decisão de começar a praticar as aulas de Pilates ou ainda desistindo quando se deparam com os preços. Não há dúvidas sobre os efeitos positivos que a técnica pode gerar ao praticante, mas por qual razão os custos com a aula de Pilates são, relativamente, mais altos que os custos da ginástica comum?
É importante compreender o sentido da palavra “custo”. O valor cobrado pelas aulas de Pilates envolve uma complexa relação de fatores, estando associado, por exemplo, ao alto nível da formação dos profissionais (que, periodicamente, devem passar por um trabalho de reciclagem), ao custo investido em equipamentos de qualidade (cada aparelho de Pilates oferece ampla diversidade de exercícios) e, sobretudo, ao trabalho personalizado no atendimento dos alunos (o que é característico da técnica). Neste último caso, o profissional acompanhante orienta, no máximo, dois alunos simultaneamente, garantindo uma atenção mais individual e precisa aos movimentos que estão sendo executados e tornando a técnica bem mais segura. Ao contrário das aulas de ginásticas em academias, que somam grande número de pessoas numa mesma sala e a atenção do instrutor se torna dividida e ineficaz.
Através de uma avaliação específica, inicialmente realizada, o profissional consegue traçar um programa de exercícios ideal às necessidades de cada pessoa. O Pilates foca o seu trabalho na concentração e na consciência corporal. O olhar do professor deve estar sempre atento a cada movimento do aluno, como um personal trainer.
Desse modo, percebe-se que o valor de uma aula de Pilates é superior ao que se paga monetariamente por ela.  O custo vale pelo tamanho do benefício. O Pilates conquistou e tem recebido um número cada vez maior de adeptos, sobretudo, pelos resultados rápidos e duradouros, somados a uma rotina de treino. Resultados estes que previnem e tratam problemas de saúde como as típicas dores na coluna, ansiedade e tensões musculares decorrentes do estresse. Um mês inteiro de aulas de Pilates pode custar um valor semelhante ao de uma sessão única de fisioterapia, por exemplo. Se olharmos sob essa ótica (considerando ainda os amplos benefícios oferecidos pela técnica) uma aula de Pilates torna-se até barata.
Leia também:
O trabalho realizado pelo Instituto Pilates
Como escolher o melhor stúdio de Pilates?
Conheça 6 diferenciais e benefícios do Instituto Pilates

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios