OU
Ver todas as unidades

O que pode prejudicar a saúde da sua coluna?

 
saúde-colunaA coluna vertebral é formada pela sobreposição de ossos, denominados vértebras. Trata-se de uma estrutura bem flexível que oferece mobilidade ao tronco, permitindo as mais diversas posições.  Entre as vértebras estão os discos intervertebrais, formados por um material gelatinoso e fibroso e cuja função é de amortecimento dos impactos sobre a coluna vertebral.
Na parte superior, a coluna vertebral se articula com o crânio e na parte inferior, ela está articulada com o osso do quadril (ilíaco). Ela se divide em quatro regiões: cervical, lombar, torácica e sacro-coccígea, sendo que as vértebras cervicais, lombares e torácicas são móveis.
Quando o assunto é coluna vertebral é fundamental uma atenção cuidadosa, pois simples dores que são, muitas vezes, ignoradas por quem as sente podem indicar complicações graves. Grande parte da população sente ou já sentiu dores nas costas que também podem ser acompanhadas por outros desconfortos, como: irradiação das dores para outros membros (pernas e braços, por exemplo); cansaço; sensação de formigamento ou dormência; espasmos musculares; fraqueza que pode gerar restrições motoras, etc.

Mas quais são as principais causas de dores nas costas?

Dentre os principais fatores de risco para dores nas costas estão inclusas as posturas inadequadas e prolongadas em ambientes de trabalho, durante a realização de atividades domésticas, nos estudos, ao dirigir ou em qualquer posição sentada ou de pé. A má postura é um forte agravante para dores nas costas. Outros fatores relacionados também podem ser mencionados: vida sedentária; mau condicionamento físico; problemas psicológicos (estresse, tensões emocionais, por exemplo); tabagismo e consumo excessivo de álcool; fatores genéticos, dentre outros.
O que fazer com as dores nas costas?

Pilates auxilia na manutenção de uma coluna saudável

A prática regular de Pilates contribui para melhorar a postura do aluno, além de estimular a coordenação motora, melhorar o padrão respiratório, aumentar o tônus muscular, a força e a resistência. A técnica não só previne doenças musculoesqueléticas, como também é capaz de melhorar alterações significativas da coluna vertebral, protegendo as articulações e toda a coluna.
 

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios