OU
Ver todas as unidades

Salto alto: os custos da elegância

salto-alto-riscosApesar de se configurar como um símbolo de beleza e modernidade, o salto alto pode não ser muito saudável à coluna. Isso ocorre porque o seu uso (sobretudo frequente) pode gerar uma alteração do centro de gravidade para frente e a mulher, por sua vez, precisa empinar o glúteo, na tentativa de compensar, o que provoca um aumento da lordose da coluna, aumentando a tensão sobre a musculatura. Como resultado surgem as dores e até problemas mais graves.
O ideal é evitar o salto alto, mas caso utilize, procure seguir algumas dicas:
– Opte pelo conforto e não pela beleza do calçado. Quanto mais fino e alto, maiores os riscos causados pelo salto;
– Nunca utilize saltos para longas distâncias;
– Indica-se calçados com saltos de até 3 cm;
– Quanto mais se usa, maior será a incidência dos problemas. Então, evite o salto alto no dia a dia, utilize-o somente em ocasiões especiais. Se sua profissão exige uso de salto, dê preferência a outros tipos de calçados para o lazer. Lembre-se que saltos plataforma também são interessantes para compor o look e trazer bem menos prejuízos ao seu corpo, uma vez que são uniformes, ajudando a distribuir melhor o peso do corpo e evitando uma postura muito incorreta.

Invista no Pilates para fortalecer a sua coluna

Nada pode ser mais importante do que o seu bem-estar. Além de seguir as dicas acima para o melhor uso do salto, procure investir em atividades físicas que mantenham a saúde da sua coluna. O Pilates é um método praticado por um número crescente de pessoas, que desejam além de um corpo saudável e em boa forma, uma coluna livre de dores e patologias.
Através dos exercícios realizados durante cada aula, o aluno aumenta sua consciência corporal, aprendendo a utilizar posturas corretas para minimizar os impactos à coluna, por exemplo. O Pilates proporciona, dentre tantos benefícios, o completo relaxamento da mente e do corpo, livrando o indivíduo de tensões e outros fatores maléficos à coluna.

Você também vai gostar de ler:

Qualidade de vida para a mulher
Pilates ameniza cólicas menstruais
O poder do Pilates para as mulheres
 
Assista ao nosso vídeo institucional e agende uma aula experimental:

aula-experimental-pilates