OU
Ver todas as unidades

Os riscos de praticar Pilates em qualquer lugar

riscos-Pilates
Aplicar uma técnica de forma errada pode causar sérias lesões. A interação corpo-mente, muitas vezes, vem sendo substituída por repetições rápidas e sem ritmo, o que desrespeita a fluidez dos movimentos e a estabilização das articulações.
Em clínicas ou academias, atualmente, vê-se uma enorme faixa anunciando: “temos Pilates”. Mas as condições na qual o método vem sendo empregado, em muitos casos, são assustadoras: mais de 20 alunos por aula, por exemplo, fazem parte do roteiro. Será que o instrutor é tão versátil e ágil para conseguir acompanhar e dar a atenção necessária a todos ao mesmo tempo? Sabemos que não, pois para que a técnica seja aplicada de maneira eficaz e segura é indispensável o atendimento personalizado com o mínimo possível de alunos por aula, dessa forma o profissional acompanhante poderá fornecer orientações válidas e precisas para cada caso.
A prática do Pilates diferencia-se por possibilitar que os objetivos de cada aluno sejam atingidos por meio de exercícios baseados na consciência corporal e no equilíbrio – sem sobrecarga articular e muscular.

Resultados eficazes e segurança na prática

O Pilates é uma atividade diretamente ligada à postura e tem sido uma forte ferramenta no combate às lesões relacionadas a coluna vertebral, por ser uma atividade que constitui de técnicas que trabalham flexibilidade, postura, consciência corporal, equilíbrio, tônus e respiração.
Além do papel de fortalecimento da musculatura profunda, de extrema importância para os portadores de doenças na coluna vertebral, também pode atuar na prevenção destas lesões, fortalecendo diretamente os músculos responsáveis pela estabilização e proteção da coluna.
A técnica também promove uma maior consciência corporal: uma espécie de autoconhecimento que nos permite reconhecer nossas limitações e habilidades e identificar o mau uso do corpo, através de movimentos ou comportamentos posturais inadequados.
Stúdio de Pilates: 5 dicas para escolher o seu!
Mas é importante escolher bem o local onde praticar a técnica para que, ao invés de benefícios, o Pilates não acabe resultando em prejuízos à saúde.
O Instituto Pilates possui o diferencial de contar com profissionais fisioterapeutas altamente especializados e preparados para atender individualidade a cada aluno (com abordagem personalizada, inclusive, no pós tratamento de coluna).
Conheça 6 diferenciais e benefícios do Instituto Pilates
Assista ao nosso vídeo institucional e agende uma aula experimental:

aula-experimental-pilates