OU
Ver todas as unidades

Respiração: um dos princípios do Pilates

 
pilates-respiraçãoO Pilates apresenta um grande repertório de exercícios que podem ser adaptados as diferentes necessidades e objetivos de cada aluno. Dessa forma, acaba sendo uma técnica indicada a todos os públicos – apenas, com algumas restrições de movimentos em casos especiais de alunos, como gestantes ou indivíduos com patologias na coluna -, uma vez que respeita o ritmo de cada um.
Existem duas modalidades de Pilates, a que utiliza aparelhos com molas ajustáveis para facilitar ou dificultar a realização de algum movimento e o chamado Pilates no Solo – ou Mat Pilates – que, apesar de não ser realizado com o uso de aparelhos, pode contar com o auxílio de alguns acessórios, como bolas e elásticos e utiliza o peso do próprio corpo. Muitas pessoas já conhecem os benefícios amplos que o Pilates pode oferecer aos praticantes: desenvolve a flexibilidade e o tônus muscular; melhora o equilíbrio, a postura, a coordenação motora e a mobilidade das articulações; trabalha o corpo e a mente, em conjunto, despertando uma maior consciência corporal, etc. Mas e os benefícios para a respiração, você conhece?

Como o Pilates trabalha com a Respiração?

O diafragma pode ser definido como o principal músculo da respiração. Ele está ligado à coluna vertebral e aos músculos abdominais. Se por alguma razão, seu funcionamento estiver comprometido, problemas como dores nas costas ou outros incômodos podem aparecer. A boa notícia é que o Pilates trabalha a musculatura respiratória, sendo capaz de ensinar os praticantes a respirar corretamente.
A atenção à respiração ajuda, durante a prática do Pilates, no controle correto dos movimentos, no relaxamento da musculatura dos ombros e do pescoço, permite oxigenar músculos, além de ajudar na estabilização do tronco. Com a prática é possível realizar um trabalho de direcionamento da energia à região do corpo que está sendo focada durante a realização de um exercício. Essa característica ajuda a evitar o estresse causado por gastos energéticos desnecessários.
Saiba como o Pilates ajuda a equilibrar o estresse
Realizar uma respiração correta, expandindo bem a caixa torácica e aproveitando, ao máximo, os alvéolos pulmonares, permite libertar o corpo das tensões do dia-a-dia e dos altos níveis de ansiedade, proporcionando equilíbrio ao corpo e à mente e favorecendo o rendimento diário bem como as relações interpessoais.
Conheça todos os princípios do Pilates 

 
aula-experimental
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios