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Qualidade de vida para a mulher

qualidade-de-vida-mulherToda mulher deseja um corpo esteticamente agradável. Olhar-se no espelho e encontrar as terríveis “gordurinhas” em excesso é, particularmente, o drama que qualquer mulher deseja evitar. O público feminino está cada vez mais imerso no mercado da beleza e a geração do “corpo feito” ganha força. Mas além de um corpo bonito e forte é importante salientar a necessidade de mantê-lo saudável também. E nem sempre uma coisa está ligada à outra!
Não é preciso dietas milagrosas ou procedimentos estéticos de risco, manter hábitos de vida saudáveis é o principal segredo para quem deseja estar de bem com o próprio corpo: adotar uma alimentação balanceada, evitar o álcool e o fumo, praticar alguma atividade física regular…

E por falar em exercício físico…

Muitas mulheres imaginam que, apenas, a musculação oferece benefícios ao corpo e, muitas vezes, deixam de se exercitar porque consideram a atividade desgastante, monótona e cansativa. A boa notícia é que, além da musculação, existem outras práticas benéficas ao corpo feminino. É o caso do Pilates, técnica dinâmica que oferece um repertório diversificado de exercícios e que não estimulam a monotonia. Não há excessivo desgaste físico como na musculação, mas os efeitos positivos são garantidos.

O que o Pilates proporciona à mulher?

– Na gestação: esta fase traz muitas mudanças para a vida da mulher… E também para o seu corpo! Praticar Pilates durante a gestação é uma ótima escolha para garantir maior bem-estar para a mamãe e o bebê. A técnica tem foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico, pois na gravidez, em virtude do aumento abdominal, o peso da mulher é deslocado para frente, alterando o seu centro de gravidade e aumentando, consequentemente, a curvatura fisiológica da coluna, o que tende a gerar dores. Também é importante manter a prática no pós-parto, pois vai garantir uma recuperação mais rápida.
Na terceira idade: o Pilates é uma técnica de baixo impacto, dinâmica e personalizada, respeitando as necessidades e limites de cada aluno e garantindo ótimos resultados à saúde do corpo e da mente do adepto. Nesta fase, os principais benefícios ao aluno são: aumento da força, do equilíbrio e da flexibilidade; maior controle muscular; melhora da capacidade respiratória e motora; correção postural; aumento da consciência corporal e da auto estima; prevenção de lesões e alívio de dores musculares.
Na menopausa: ajuda na manutenção do peso e na perda de gordura abdominal; melhora o ânimo e a disposição e reduz o nível de cansaço e insônia; o ambiente onde os exercícios são praticados ajuda a relaxar, resultando em forte bem-estar; fortalece a musculatura global do corpo; ameniza sintomas típicos da variação hormonal: TPM, enxaquecas e retenção de líquido; combate o estresse, a ansiedade e a irritabilidade; melhora a autoestima, afetada pelas mudanças do corpo com efeitos na mente.
Na adolescência: dentre os efeitos do Pilates para as adolescentes podemos destacar o aumento da concentração, essencial para essa fase de constante aprendizado; a melhora do alongamento, da respiração e da coordenação motora; o fortalecimento muscular; o aumento da consciência corporal – o que evita a permanência de hábitos posturais inadequados – e do equilíbrio e a melhora da autoestima.
Nos esportes: a técnica traz inúmeros benefícios físicos e mentais para os atletas. Como o Pilates produz movimentos eficientes e conscientes, há um desgaste muscular bem menor, o que promove um aumento da potência e da resistência e, naturalmente, essas características conseguem reduzir as chances de lesões. O menor gasto calórico, em decorrência de uma mecânica correta dos exercícios, também faz com que o atleta consiga manter a mesma performance por um período de tempo mais prolongado. Os atletas buscam maiores rendimentos, e as atividades complementares, como o Pilates, podem otimizar os resultados de suas atividades.
No dia a dia: os exercícios de Pilates equilibram o corpo e a mente, fortalecendo, tonificando e alongando o corpo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a disposição e descarregando a mente de níveis de estresse e ansiedade. O fortalecimento da musculatura profunda e superficial do abdômen feminino, viabilizado pela técnica, ajuda a manter a boa postura, torna a aparência mais elegante (afinando a silhueta) e melhora o funcionamento dos órgãos internos.
Assista ao nosso vídeo institucional e agende uma aula experimental:

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