OU
Ver todas as unidades

Qual o melhor Pilates: solo ou em aparelhos?

pilates-solo-aparelhosQue o Pilates proporciona muitos benefícios, isso todo mundo já sabe. E a estética não é a única a ser beneficiada, a técnica promove efeitos positivos à saúde do corpo e da mente do praticante.

Vamos relembrar alguns dos principais benefícios do Pilates:

– Corrige a postura;
– Diminui os riscos de dores na coluna;
– Aumenta a disposição, a força, a resistência e a auto-estima;
– Fortalece músculos e ossos;
– Melhora a flexibilidade, o funcionamento do sistema respiratório, a elasticidade, o equilíbrio, a coordenação motora e a circulação sanguínea;
– Alivia dores musculares e a ansiedade;
– Previne lesões e etc.
Normalmente, não existem contra-indicações para a prática do Pilates. A técnica é inteiramente adaptável às necessidades e limitações de cada aluno. Por isso, antes de iniciar o Pilates, todo indivíduo deve passar por uma avaliação detalhada feita pelo profissional que irá acompanhá-lo durante as aulas. No caso de gestantes, a técnica também é bastante indicada, mas ela deve receber uma autorização de seu médico antes de dar início à prática.

Existem diferenças entre o Pilates praticado no solo e o realizado com o uso de aparelhos?

Ambas as formas proporcionam os mesmos benefícios já descritos. A diferença consiste, basicamente, no período de tempo necessário para alcançá-los.
O Pilates feito no solo, de modo geral, exige bem mais esforço físico do aluno, uma vez que utiliza o peso do próprio corpo para realizar os movimentos e não conta com o auxílio de equipamentos que possam reduzir esse peso. Ao ser realizado no solo, o Pilates conta, apenas, com o uso de alguns acessórios como a bola e o elástico. No caso do Pilates feito em aparelhos, o aluno também obterá os benefícios almejados, porém, em tempo relativamente mais longo.  Isso ocorre em virtude das molas presentes em cada aparelho, que além de ajudarem a tornar o exercício mais leve ou mais intenso, acabam auxiliando o aluno que já não utiliza todo o peso do seu corpo.
Você também vai gostar de ler:

– Os riscos de praticar Pilates em qualquer lugar

– Pilates Seguro!

– Stúdio de Pilates – 5 dicas para escolher o seu!

Assista ao nosso vídeo institucional e agende uma aula experimental:
https://www.youtube.com/watch?v=Q1MMfxwGLaU
aula-experimental-pilates