OU
Ver todas as unidades

Preparação para a aula de Pilates

preparação-aula-de-PilatesAssim como outras atividades físicas, o Pilates não pode ser praticado de qualquer jeito. Além dos cuidados necessários durante os exercícios, o praticante deve atentar para outros importantes fatores antes de começar a aula. Separamos algumas dicas para você se preparar para sua aula de Pilates de maneira adequada:
– Escolha a roupa correta: para a prática do Pilates é fundamental o uso de roupas confortáveis. O ideal é optar por vestimentas que não atrapalhem a livre execução dos exercícios. Cuidado com roupas muito acochadas! Elas devem ser leves, oferecendo bem-estar ao praticante. Porém, você não precisa usar roupas tão folgadas, até porque isso pode atrapalhar a correção de sua postura pelo professor durante os exercícios. Faça um teste antes de ir para a aula de Pilates: movimente-se com o corpo todo e observe se alguma mobilidade é prejudicada por conta da roupa escolhida. Acessórios, como brincos e anéis, devem ser retirados durante a aula e é aconselhável manter os cabelos amarrados para não atrapalhar nenhum exercício. Com relação ao calçado, procure utilizar, apenas, meia antiderrapante (e não meia comum) para não escorregar nos aparelhos ou no uso dos acessórios nas aulas. Se preferir, também pode realizar os exercícios descalço.
– Atente para a boa alimentação: antes da aula de Pilates, opte por uma alimentação leve e rica em carboidratos para fornecer energia e força ao corpo. O segredo é buscar sempre o equilíbrio, hidratando-se suficientemente ao longo do dia (não consuma muita água durante a aula para não deixar o estômago pesado) e elegendo alimentos balanceados para não gerar desconfortos durante a execução dos exercícios. Lembrando que a boa alimentação não é importante somente para se preparar para a aula de Pilates, ela deve ser uma aliada na busca pela saúde geral do corpo.
– Mente livre: o Pilates trabalha com princípios muito bem definidos e um deles é a concentração. O praticante não pode estar disperso, pensando em outras coisas enquanto realiza os exercícios. É necessário focar em si e em cada movimento que esteja executando. Daí a importância de manter a mente livre de pensamentos que não tragam bem-estar, como as preocupações do dia a dia, que facilmente nos levam a perder a atenção no que estamos fazendo. O momento presente é o que importa!
Se você seguir estas dicas a sua aula de Pilates será ainda mais proveitosa.

Você também vai gostar de ler:

– Cuidados que você deve ter durante a aula de Pilates

– O ambiente do stúdio de Pilates

– Os riscos de praticar Pilates em qualquer lugar

 
Assista ao nosso vídeo institucional e agende uma aula experimental:

aula-experimental-pilates