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Como voltar à forma após o parto?

Durante a gestação, o corpo da mulher sofre diversas mudanças, como aumento do peso, flacidez muscular e as mudanças posturais. Depois da chegada do bebê, as mulheres se preocupam com o corpo e como voltar a exibir suas curvas, utilizando aquelas roupas usadas nove meses antes. Isso se torna mais fácil para quem seguiu as orientações médicas e teve um acompanhamento físico adequado, mas, com paciência e determinação é possível reconquistar o corpo esbelto sem arriscar a saúde.

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Voltando à prática de exercícios
Para as mulheres que já praticavam exercícios físicos durante a gestação, principalmente o Pilates, o retorno é mais tranquilo, podendo ser realizado praticamente os mesmos exercícios.

Porém, todas devem ter muito cuidado ao retornar às atividades físicas. É necessário se certificar com o médico de que é possível voltar às atividades regularmente, pois, dependendo do tipo de parto, a recuperação possui tempos diferentes. No parto normal o retorno à atividade é mais rápido e, assim que a mulher se sentir disposta, pode voltar aos exercícios. Já no parto cesariano, normalmente deve se esperar cerca de 40 dias para iniciar qualquer atividade física.

Esses cuidados são necessários devido às alterações musculares e articulares sofridas durante o período gestacional, bem como a adaptação ao aumento dos seios.

Cuidados importantes
Vale lembrar que deve-se manter uma alimentação balanceada, porém, não se desespere por não ter seguido à risca as orientações durante a gestação. Dietas malucas e rotina de atleta podem prejudicar mãe e bebê, ao invés de auxiliar. Portanto, o melhor é não abusar de alimentos gordurosos e industrializados, evitando o consumo de refrigerantes e alimentos com conservantes e corantes. Se necessário, realize um acompanhamento nutricional.

Amamentar também é uma atitude importante para a mãe! Amamentar a cada três horas gera um gasto médio de 500 calorias ao dia, o que equivale a cerca de duas horas de caminhada na esteira. Além disso, devido à liberação de hormônios, a amamentação faz com que a barriga perca aquele aspecto de gravidez que permanece mesmo após o parto.

Como deve ser o trabalho físico no pós-parto
Um bom programa de atividades no pós-parto deve incluir cuidados com a postura, alongamentos, relaxamento, fortalecimento e exercícios para os músculos respiratórios e da região do períneo. Para isso, busque a orientação de profissionais especializados em exercícios na gestação e no pós-parto.

O Pilates no pós-parto
Os benefícios do Pilates vão desde a melhora da flexibilidade até a correção postural, sempre associado com a respiração. O Pilates faz com que ocorra a melhora da capacidade do movimento e a sua organização, equilibrando mente e corpo, ao trabalhar postura e força.

No pós-parto, o Pilates contribui muito na reabilitação da musculatura abdominal e do assoalho pélvico, vindo a prevenir futuras incontinências e prolapsos. Os exercícios tonificam a musculatura flácida, melhorando seu aspecto e força.

De acordo com diversos estudos, as mulheres que praticaram Pilates antes e/ou durante a gestação, tendem a ter uma recuperação no pós-parto mais acelerada.

Além desses benefícios, o Pilates possui os movimentos que ajudam a prevenir e amenizar a dor lombar, tão incômoda nessa fase, também contribuindo para a boa forma.

Porém, o Pilates deverá iniciar somente à partir do momento que houver total recuperação e liberação médica, para evitar hemorragias internas.


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O diferencial do Instituto New Pilates
O Instituto New Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto New Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

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