OU
Ver todas as unidades

Pilates para coluna

n_instituto-new-pilates-studio-pilates-beneficios-4 Muitos médicos já recomendam Pilates para coluna vertebral. é importante compreender que são necessários cuidados para a prática do Pilates, para garantir a segurança da atividade física.

Pilates para a coluna vertebral

O Pilates tem sido uma forte ferramenta no combate às lesões relacionadas a coluna vertebral, por ser uma atividade que constitui de técnicas que trabalham flexibilidade, postura, consciência corporal, equilíbrio, tônus e respiração. Além do papel de fortalecimento da musculatura profunda, de extrema importância para os portadores de doenças na coluna vertebral, também pode atuar na prevenção desta lesões, fortalecendo diretamente músculos como Multífidos e Transverso do Abdômen, responsáveis por estabilizar e proteger a coluna vertebral. Os fisioterapeutas do Instituto Pilates são especialistas em coluna e trabalham com uma exclusiva metodologia, que proporciona tal fortalecimento de forma segura. O atendimento personalizado, iniciado na avaliação do paciente, permite um acompanhamento sistemático do aluno, sua evolução e a consciência da ativação destes músculos.

Avaliação física

É essencial a realização de uma avaliação específica inicial, capaz de identificar as limitações físicas, presença de dor e nível de aptidão física de cada aluno. Somente através de uma análise aprofundada é possível direcionar as aulas, de acordo com os objetivos e necessidades de cada aluno, identificar quais habilidades devem ser desenvolvidas e quais os exercícios adequados, a fim de evitar lesões ou reações negativas. O conhecimento aprofundado da situação de cada aluno assegura a eficácia e os bons resultados do método.

Qualidade no atendimento

Outro ponto importante é praticar as aulas em um Studio com acompanhamento de um profissional bem capacitado e com formação completa em Pilates. O ideal são no máximo dois alunos para cada profissional, a cada aula, para que o professor consiga estar sempre próximo, corrigindo e auxiliando o praticante na execução dos exercícios. A maior atenção do profissional sobre o aluno permite que a aula seja melhor direcionada às necessidades dele. Para a eficiência da técnica com garantia de ótimos resultados, é necessário o esforço e bastante concentração por parte dos alunos, uma vez que os exercícios não são realizados de maneira automática.