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Perguntas Frequentes

n_instituto-new-pilates-studio-pilates-beneficios-5Todo dia, muitas pessoas entram em contato com nossa equipe com dúvidas sobre academia de Pilates. Separamos algumas das perguntas mais frequentes para tirar suas dúvidas. Se preferir, utilize nosso formulário de contato para dúvidas adicionais.

O que é o Pilates?

É uma técnica que trabalha a mente e o corpo, em conjunto, criada na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates. Possui como princípios básicos a concentração, controle, centralização, precisão e respiração. Esses aspectos são responsáveis pela harmonização do organismo durante a prática.Força, tonificação e alongamentos são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, elegante e saudável.
A atividade física é praticada em um Studio (palavra utilizada em idioma estrangeiro), composto por equipamentos específicos para a prática, também inventados por Joseph Pilates.

Quais os diferencias do Instituto Pilates?

Metodologia exclusiva: Desenvolvida por um time de especialistas, fortalece a musculatura profunda da coluna vertebral prevenindo crises e lesões. Também tem alta eficácia na manutenção de tratamentos re reabilitação da coluna vertebral, pois tonifica a musculatura exigida no dia a dia do aluno, considerando sua ocupação e rotina diária. Saiba mais
Profissionais especializados: Todos os professores são fisioterapeutas formados, com experiência em fisioterapia manual e curso de Pilates.
Atendimento especializado: Todo fisioterapeuta atende, no máximo, a dois alunos por aula, possibilitando um acompanhamento próximo da evolução de cada aluno.
Qualidade de serviço: Equipamentos modernos, ambiente confortável, metodologia embasada por artigos científicos, atualização contante dos profissionais.

O Pilates melhora a postura e dores no corpo?

Um dos objetivos mais importantes do Pilates é o realinhamento postural. Os exercícios, somados ao ganho de força e flexibilidade adquiridas com a prática, implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes as dores no corpo são consequência da postura (falta de flexibilidade ou força) e melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.

Quem dá as aulas de Pilates?

No início, as aulas de Pilates eram ministradas por bailarinos que tinham aulas com o “pai” do Pilates, Joseph Pilates, para tratar de lesões causadas pela profissão. Devido à consciência corporal, os bailarinos transmitiam o método com grande beleza e fluidez que o método exige. No Brasil, o método foi adotado por fisioterapeutas e profissionais de educação física, pois o Pilates começou a ser dado em academias onde é exigido um dos dois profissionais. Em paralelo, esses profissionais têm conhecimento e capacitação para passar corretamente os exercícios.

O Pilates emagrece?

Por ser uma atividade física, o Pilates proporciona perda calórica. Porém, não é esse o seu principal objetivo. O Pilates deve ser praticado por quem busca uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhorar circulação sanguínea, melhorar a respiração etc.

Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?

Sim, é possível fazer aulas de pilates tendo hérnia de disco. É um método onde além de se preocupar o tempo todo com a postura correta você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios onde devem ser incluídos na aula para melhora da patologia e dor, a aula de Pilates pode ser adaptada para as limitações de cada indivíduo.

Qual a diferença entre Studio e Academia de musculação?

O Pilates, ao contrário da musculação, não trabalha com pesos. As resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo. Outra diferença é que na musculação os movimentos e os exercícios são mais rápidos que o do Pilates, que, por outro lado, trabalha com poucas repetições, várias séries do mesmo exercício e mais controle dos movimentos. Por isso se ganha tonificação muscular com o Pilates, mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.

Pilates me deixa mais disposto?

O Pilates trabalha corpo e mente, com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental.

É indicado para atletas?

É bastante recomendável, pois não só melhora o desempenho do atleta como ajuda a prevenir acidentes. Se o atleta já possui lesões, ele também pode praticar Pilates, que torna a recuperação mais rápida e fácil.

Devo praticar quantas vezes por semana?

A prática de duas a três vezes por semana é considerada ideal para sentir rapidamente os resultados. Mas, geralmente a freqüência é adaptada conforme as limitações individuais do corpo de cada pessoa.

Há contra-indicações para a pratica?

Há um trabalho em conjunto com o médico de mulheres grávidas, idosos e pessoas cardíacas e outras doenças graves a fim de evitar qualquer incidente. Assim, os exercícios de Pilates não são contra-indicados a esses grupo, apenas é necessária uma autorização do médico para as atividades.
 
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