OU
Ver todas as unidades

Entenda a relação do Pilates com a moda | Instituto Pilates

Cuidados para não prejudicar sua coluna com o peso excessivo de bolsas.

riscos-moda-saúde-colunaA tendência de bolsas grandes parece agradar bastante o público feminino que busca acompanhar a moda fielmente. No ponto de vista da utilidade, elas também permitem carregar uma quantidade maior de utensílios. Mas qual mulher nunca sentiu uma “dorzinha” em apenas um dos lados do corpo, exatamente no ombro onde costuma carregar a sua bolsa? O problema é que a maior parte das mulheres tende a concentrar o acessório somente em um dos ombros e o peso carregado é tão excessivo que o desconforto é perceptível, acarretando riscos à saúde.
Veja as causas das dores na coluna
Entenda os riscos
Os primeiros sinais de complicações são dores lombares e cervicais, podendo evoluir a problemas mais graves, desencadeados pelo excesso dos impactos na coluna, como hérnia de disco (processo inflamatório), discopatia degenerativa (desgaste dos discos intervertebrais) e artrose (desgaste ósseo). O sobrepeso também provoca assimetrias da coluna, do quadril e do ombro, afetando a postura.
Como evitá-los
Para evitar tais riscos, vale à pena tomar alguns cuidados, como reduzir a quantidade de objetos que se carrega, alternar o acessório entre os ombros para manter o equilíbrio e considerar o uso de bolsas com alças mais largas, uma vez que estas distribuem o peso por uma área maior. Quem mantém o costume de usar bolsas com peso exagerado há bastante tempo e por isso já sente as consequências do mau hábito, deve procurar um especialista para iniciar um tratamento de reabilitação. A prática de exercícios leves, como o Pilates, pode contribuir, uma vez que tonifica e fortalece os ombros. Além disso, o método do Pilates em particular é bastante eficiente na correção postural, auxiliando pessoas que apresentam distorções na simetria da postura. É importante também ressaltar que quando falamos em bolsas, maior não é melhor. Deve-se priorizar a saúde ao invés da moda. E ainda que a sua bolsa seja grande, você não precisa carregar muitas coisas dentro dela.

aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios