OU
Ver todas as unidades

Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa?

 
pilates-quem-pode-praticarMuitas são as dúvidas sobre quem pode ou não aderir ao Pilates. A técnica oferece um repertório de exercícios bastante diversificado e cada movimento pode ser adaptado de acordo com as necessidades e limitações individuais do aluno. Os profissionais trabalham de modo personalizado com os praticantes, de modo a garantir a eficiência dos resultados.
Desse modo, o Pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos de pessoas, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens posturais, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos. Alunos em todos os níveis de condicionamento físico podem fazer Pilates, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e os princípios da técnica. Entretanto, em virtude da exigência de concentração, por parte do aluno, durante a execução dos exercícios, não é recomendável que o Pilates seja praticado por crianças, que facilmente perdem a atenção, o foco.

Confira os benefícios do Pilates para diferentes fases da vida:

Pilates para gestantes: Durante a gravidez o Pilates proporciona benefícios como: fortalecimento e alongamento da musculatura do abdômen (tornando o parto mais fácil), dos glúteos e da parte inferior das costas (parte do corpo responsável pela sustentação da coluna vertebral); diminuição da sensação de desconforto, do inchaço das pernas e das dores nas costas. Com o Pilates, a gestante também adquire um bom condicionamento físico que proporciona bem estar e um melhor controle de peso.
– Pilates para adolescentes: O Pilates é altamente recomendado aos adolescentes por estarem atravessando um período de crescimento rápido e intenso, o que ocasiona desajustes posturais e encurtamentos musculares, muitas vezes, acompanhados de dor. A prática do Pilates nesta fase funciona como um ótimo trabalho preventivo, estruturando a postura, estabilizando as curvas fisiológicas da coluna, evitando escolioses e cifoses – muito comuns para a idade – e melhorando o alongamento geral.
– Pilates para a terceira idade: Nessa fase também é possível obter grandes benefícios com a prática do Pilates, no que diz respeito à postura, equilíbrio, força, coordenação motora, flexibilidade, capacidade respiratória, circulação, disposição, alívio de dores, principalmente as lombares, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade (musculatura mais alongada), alívio do estresse, e aumento de auto-estima. Além disso, a técnica também proporciona benefícios às articulações (em caso de artrose) e previne a osteoporose, protegendo a estrutura óssea e não causa lesões, porque os exercícios são realizados sem impacto.
– Pilates para atletas: Como a técnica produz movimentos eficientes e conscientes, há um desgaste muscular bem menor, o que promove um aumento da potência e da resistência e, naturalmente, essas características conseguem reduzir as chances de lesões. O menor gasto calórico, em decorrência de uma mecânica correta dos exercícios, também faz com que o atleta consiga manter a mesma performance por um período de tempo mais prolongado. Os atletas buscam maiores rendimentos, e as atividades complementares, como o Pilates, podem otimizar os resultados de suas atividades. Além da força, da flexibilidade e do equilíbrio, os atletas adquirem maior consciência corporal, revertendo seus limites e entendendo quando podem ultrapassá-los.
– Pilates na reabilitação: O Instituto Pilates conta com uma equipe de profissionais especializados e preparados para atender a todos os pacientes submetidos a algum tratamento para a coluna vertebral. O objetivo é auxiliar em situações de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através de exercícios específicos e adaptados para cada caso e que buscam evitar o reaparecimento de novas dores.
 

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios