OU
Ver todas as unidades

Pilates para prevenção de dores lombares

 
Muitas são as queixas relacionadas às dores lombares. Um percentual cada vez maior da sociedade vem sendo acometido por dores nas costas. São homens e mulheres em diferentes faixas etárias, incluindo o público mais jovem como crianças e adolescentes. Mas não se pode descartar que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mulheres são ainda mais afetadas pelas dores lombares.
“Na fase adulta, ao menos 1% da população exibe dores consideradas intensas e permanentes na parte inferior das costas”, afirma o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto Pilates.
pilates-prevenção-dores-lombaresAs causas para a incidência de dores lombares podem ser muitas.
– Tabagismo e alcoolismo;
– Envelhecimento;
– Estresse;
– Sedentarismo;
– Alterações na coluna, como a escoliose e a lordose;
– Fatores hereditários;
– Traumas de repetição no trabalho e no esporte;
– Vícios posturais.
Uma vez não tratadas adequadamente, as dores lombares podem evoluir a problemas mais graves, como a degeneração dos discos intervertebrais, contribuindo, inclusive, para o surgimento da hérnia de disco ou osteofitose (bico de papagaio).

O que fazer para prevenir dores lombares?

É fundamental não descuidar da postura. Seja no trabalho, nos serviços domésticos ou mesmo durante a prática de exercícios físicos uma postura correta pode evitar problemas futuros de dores nas costas, isso porque quando o alinhamento vertical está correto, o corpo realiza movimentos de maneira bem mais eficaz, evitando a sobrecarga de determinadas regiões.
Fraqueza muscular pode gerar dor nas costas

O Pilates na prevenção de lesões

A técnica do Pilates ajuda a fortalecer a área lombar. Exercícios específicos trabalham a região intensamente, evitando o acometimento de lesões. “O Pilates trabalha diferentes músculos do corpo. De modo que, a prática correta do método melhora o fortalecimento dos músculos fracos e alonga os encurtados, garantindo uma melhor flexibilidade e mobilidade das articulações”, garante o fisioterapeuta Helder Montenegro.

Alguns benefícios da prática de Pilates

 – Estimula a coordenação motora e a circulação do sangue;
– Corrige a postura;
– Previne lesões e fraturas osteoporóticas;
– Combate o estresse;
– Aumenta a flexibilidade e a concentração;
– Melhora a respiração;
– Favorece o fortalecimento muscular.
“Mas, é importante deixar claro que a prática deve respeitar os limites do corpo. Portanto, a indicação é que a carga e a dificuldade dos exercícios aumentem conforme o praticante consiga realizá-los sem compensações”, salienta o fisioterapeuta.

Veja também

 

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios