Pilates para prevenção de dores lombares
Muitas são as queixas relacionadas às dores lombares. Um percentual cada vez maior da sociedade vem sendo acometido por dores nas costas. São homens e mulheres em diferentes faixas etárias, incluindo o público mais jovem como crianças e adolescentes. Mas não se pode descartar que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mulheres são ainda mais afetadas pelas dores lombares.
“Na fase adulta, ao menos 1% da população exibe dores consideradas intensas e permanentes na parte inferior das costas”, afirma o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto Pilates.
As causas para a incidência de dores lombares podem ser muitas.
– Tabagismo e alcoolismo;
– Envelhecimento;
– Estresse;
– Sedentarismo;
– Alterações na coluna, como a escoliose e a lordose;
– Fatores hereditários;
– Traumas de repetição no trabalho e no esporte;
– Vícios posturais.
Uma vez não tratadas adequadamente, as dores lombares podem evoluir a problemas mais graves, como a degeneração dos discos intervertebrais, contribuindo, inclusive, para o surgimento da hérnia de disco ou osteofitose (bico de papagaio).
O que fazer para prevenir dores lombares?
É fundamental não descuidar da postura. Seja no trabalho, nos serviços domésticos ou mesmo durante a prática de exercícios físicos uma postura correta pode evitar problemas futuros de dores nas costas, isso porque quando o alinhamento vertical está correto, o corpo realiza movimentos de maneira bem mais eficaz, evitando a sobrecarga de determinadas regiões.
Fraqueza muscular pode gerar dor nas costas
O Pilates na prevenção de lesões
A técnica do Pilates ajuda a fortalecer a área lombar. Exercícios específicos trabalham a região intensamente, evitando o acometimento de lesões. “O Pilates trabalha diferentes músculos do corpo. De modo que, a prática correta do método melhora o fortalecimento dos músculos fracos e alonga os encurtados, garantindo uma melhor flexibilidade e mobilidade das articulações”, garante o fisioterapeuta Helder Montenegro.
Alguns benefícios da prática de Pilates
– Estimula a coordenação motora e a circulação do sangue;
– Corrige a postura;
– Previne lesões e fraturas osteoporóticas;
– Combate o estresse;
– Aumenta a flexibilidade e a concentração;
– Melhora a respiração;
– Favorece o fortalecimento muscular.
“Mas, é importante deixar claro que a prática deve respeitar os limites do corpo. Portanto, a indicação é que a carga e a dificuldade dos exercícios aumentem conforme o praticante consiga realizá-los sem compensações”, salienta o fisioterapeuta.
Veja também
- Pilates na busca da “fonte da juventude”
- O Pilates Clínico
- O pilates na fibromialgia
- Como você cuida da sua coluna?
- Pilates e as dores na coluna
O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.
Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.