OU
Ver todas as unidades

Pilates para dormir melhor

Já pensou como o Pilates pode te ajudar a dormir melhor?
pilates-dormir-melhorTrabalho, estudos, família, problemas, imprevistos… Essa parece ser a rotina diária de quase todas as pessoas. E em meio a esse ciclo desgastante de todos os dias, o corpo parece que não vai suportar. No dia seguinte, a sensação de cansaço permanece e as pessoas quase nunca estão prontas para acordar e começar tudo de novo.
Consequências do mau sono
Grande parte da sociedade sofre com insônias, apneia e outros problemas relacionados ao sono. As causas podem estar associadas ao estresse e ao cansaço do dia-a-dia, às preocupações com fatores pessoais, à ansiedade, etc. Como consequência dos distúrbios do sono, o corpo fica sem energia e responde com a falta de produtividade, o desânimo e a fraqueza. Além disso, também pode afetar a saúde provocando aumento de peso, uma vez que o acúmulo de gordura na região abdominal é mais intenso (devido à liberação de cortisol); maior dificuldade em manter a taxa de açúcar no sangue sob controle e alterações hormonais. A sonolência durante o dia, em virtude das poucas ou más horas dormidas, causa fácil irritabilidade, fadiga e até distorções de percepção.
A importância de dormir bem
Acordar renovado e disposto é um sonho na vida de muitas pessoas. Os benefícios de dormir bem contribuem para a estabilidade da pressão arterial e para um maior poder de concentração e raciocínio, já que melhora o funcionamento do cérebro que consegue armazenar mais informações e manter a atenção por muito mais tempo. Essa última característica pode evitar os riscos de acidentes no trânsito, no trabalho e domésticos, além de facilitar o aprendizado. Os efeitos do bom sono também se refletem na aparência que se torna mais jovem, descansada e, consequentemente, mais saudável e bonita.
Efeitos do Pilates sobre o sono
Todos já sabem que a prática de atividades físicas tem ótimos efeitos sobre a qualidade do sono, reduzindo as causas da insônia e contribuindo ao maior relaxamento. A maior parte das atividades só pode ser praticada até o início da noite, no máximo, por serem mais intensas. Logo, para quem não dispõe de muito tempo e só pode se exercitar em horários mais tardes, elas se tornam inviáveis. Mas para quem ainda não sabe, o Pilates é uma das melhores opções de atividade física e que pode ser praticada a qualquer hora do dia, até duas horas antes de dormir, por se tratar de uma prática leve e sem desgaste físico.
Os exercícios do Pilates são capazes de alongar e tonificar os músculos, relaxar as tensões e realinhar todo o corpo, revigorando-o. O trabalho completo de consciência respiratória e corporal preza o momento presente, o que pode atuar afastando a ansiedade e o estresse. Desse modo, mesmo com o cansaço do dia-a-dia, a qualidade do sono será maior, pois um corpo alinhado e energizado somado a uma mente mais tranquila, consegue relaxar melhor. E os benefícios do Pilates não se refletem, apenas, no sono, a técnica também resulta em ótimos efeitos à saúde geral do corpo.
Mas não esqueça: ter horários regulares para dormir e acordar; alimentar-se bem; não utilizar medicamentos para dormir sem orientação médica; evitar bebidas alcoólicas, cafeínas e refrigerantes em horários próximos à hora do sono e dormir em ambientes saudáveis sem muitos ruídos, são também importantes medidas que vão ajudar a melhorar as noites de sono.
 
 

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios