OU
Ver todas as unidades

Como o Pilates ajuda na Osteoporose?

 
Osteoporose-pilatesA Osteoporose não afeta, apenas, mulheres na pós-menopausa ou pessoas acima de 60 anos. O problema pode surgir em adultos a partir do final da adolescência ou até mesmo em gestantes e dependendo dos hábitos de vida de cada indivíduo, a doença pode se agravar.
“A osteoporose é uma doença metabólica caracterizada pela perda da massa óssea”, afirma o fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto Pilates. Se o indivíduo possui uma dieta carente de vitaminas, nutrientes e, principalmente, cálcio, os ossos tendem a se tornar cada vez mais fracos. A ausência da prática regular de atividades físicas também contribui para essa fraqueza óssea.

Sintomas da Osteoporose

“A partir dos 30 anos, o corpo passa a diminuir a formação de novo material ósseo. Diante disso, a absorção de osso passa a ser maior do que a formação, aumentando a fragilidade dos mesmos e deixando a pessoa mais suscetível ao desenvolvimento da doença”, informa Montenegro.
Trata-se de uma doença silenciosa e as principais fraturas surgem em locais como: punho, coluna, fêmur e colo de fêmur. Dentre os sintomas, destacam-se:
– Postura encurvada ou cifótica;
– Dor na região onde ocorreu a fratura;
– Sensibilidade óssea;
– Redução da estatura com o passar do tempo.

Pilates no combate à Osteoporose

A prática de exercícios físicos tem por objetivo deixar os ossos mais fortes, ajudando a melhorar o desempenho e funcionamento de todo o corpo. O Pilates é uma técnica que oferece exercícios variados e que respeita as particularidades – necessidades e limites – de cada aluno. Não há desgaste físico nem estímulo à fadiga. Durante os exercícios, os ossos são submetidos à carga mecânica, favorecendo o aumento da massa óssea.
O Pilates também ajuda a trabalhar o equilíbrio, a força muscular, a concentração e a coordenação, essenciais para evitar a ocorrência de quedas e consequente risco de fraturas, além de promover uma melhora do alinhamento postural, evitando padrões de movimentos incorretos e prevenindo a incidência de lesões.
A Osteoporose é cada vez mais frequente em adultos a partir dos 35 anos – principalmente, em virtude de alguns agravantes como baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D, fumo, consumo excessivo de bebida, vida sedentária e histórico familiar de Osteoporose. Daí a importância de começar a praticar o Pilates o mais cedo possível, além de afastar os agravantes da doença.
 

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios