OU
Ver todas as unidades

Pilates no Tratamento da Osteoartrite

O que é osteoartrite?

A osteoartrite, também conhecida como artrose, é uma doença reumática articular degenerativa, caracterizada pela destruição da cartilagem articular e do próprio osso adjacente, diminuindo o amortecimento principalmente entre as articulações dos joelhos, coluna, quadril.

Acomete, principalmente, as pessoas com mais de 65 anos. Porém, nos mais jovens, a osteoartrite está entre uma das causas mais comuns de dores musculares e ósseas e da incapacidade para o trabalho no país. Ela afeta as articulações por insuficiência da cartilagem, agravada pela sobrecarga muscular e fatores genéticos.

osteoartrite

Qual a causa da osteoartrite?
Apesar da osteoartrite ser mais frequente nos idosos, a sua causa não é a simples deterioração articular decorrente do envelhecimento. Sua causa pode estar relacionada a vários fatores, como os micro traumas de repetição, cargas articulares excessivas, obesidade, atividades ocupacionais, fatores metabólicos, endócrinos e hereditários.

Quais os principais sintomas?
O principal sintoma é a dor, manifestada através dos estímulos mecânicos quando a articulação é utilizada. Em alguns casos, a cartilagem calcifica-se, favorecendo a formação de condensações e deformidades ósseas, como os osteófitos (bicos-de-papagaio) que ocorrem na coluna vertebral.

Além da dor, a osteoartrite pode causar ruídos, inchaços e rigidez articular, deformidades e comprometimento das funções da articulação.

Tratamento da osteoartrite
O tratamento depende da gravidade e das articulações acometidas. Esse tratamento visa não somente aliviar a dor, mas, além disso, preservar a função da articulação e musculatura subjacente em questão.

A fisioterapia tem fundamental papel nos casos de osteoartrite. Após o tratamento para alívio da dor, inicia-se um trabalho de fortalecimento e alongamento da musculatura que envolve e protege a articulação.

O método Pilates
O reabilitação pelo método Pilates proporciona a ativação muscular e consequente fortalecimento. Além disso, o paciente ganha flexibilidade, ativa a circulação e consegue diminuir a rigidez causada pela doença, diminuindo as dores e espasmos musculares.

O tratamento apropriado causa diferenças significativas na qualidade de vida do paciente, podendo evitar que a osteoartrite cause maiores danos. Desta forma, o Pilates vem apresentando resultados excelentes à melhora da qualidade de vida dessas pessoas. A prática desse método ajuda a amenizar as dores, porque fortalece a musculatura das regiões envolvidas, desenvolve a flexibilidade e o controle motor. Há um grande repertório de exercícios de Pilates que visam funcionalidade, organização e fortalecimento global. Os exercícios, sem impacto, focam a amplitude articular, alongamento e reforço muscular, fundamentais para a prevenção dos sintomas dolorosos. Além disso, todos os exercícios realizados são associados a movimentos respiratórios, a coordenação e a concentração, exigindo equilíbrio mental e corporal, respeitando os limites de cada indivíduo.

Porém, é preciso muito cuidado na prática do Pilates, sendo este orientado por um profissional qualificado, de maneira que evolua gradativamente, respeitando os sintomas de dor e desconfortos comuns nesses alunos.


aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios