OU
Ver todas as unidades

Pilates na menopausa. Entenda os efeitos

A prática de exercícios de Pilates na menopausa pode amenizar seus desconfortos. 
efeitos-pilates-menopausaA menopausa é um dos eventos biológicos mais importantes na vida da mulher e acontece, geralmente, durante a sua fase madura, entre os 45 e 55 anos. Essa é a fase de muitas alterações no corpo feminino que, naturalmente, refletem também na mente.
Sintomas da Menopausa
Redução da atenção e da memória; aumento considerável de ondas de calor acompanhadas de transpiração; ansiedade, irritabilidade e cansaço; surgimento de suores noturnos prejudicando o sono; diminuição da libido ou desconforto durante as relações sexuais; redução da elasticidade da pele, em especial da face e do pescoço; fragilidade dos ossos, em decorrência do aumento da porosidade e outros tipos sintomas podem estar associados à menopausa. Mas é importante lembrar que a menopausa é uma ocorrência natural do ciclo de vida das mulheres e os sintomas podem variar de mulher para mulher. Nem todas apresentam sintomas no decorrer desse período ou desenvolvem os mesmos sintomas e nem tampouco com a mesma intensidade.
O tratamento da Menopausa com reposição hormonal
Durante a menopausa a mulher deixa de produzir hormônios, o que pode gerar grandes riscos à saúde, aumentando a probabilidade de aparecer algumas doenças, principalmente as relacionadas ao coração e osteoporose. Por isso, algumas mulheres procuram por reposição hormonal, um tratamento cuja base é a reposição de estrogênio que ajuda no equilíbrio da produção e reabsorção do tecido ósseo; no estímulo à produção de colágeno; na manutenção estável da temperatura do corpo; na melhora do sistema cardiovascular e excretor; no fortalecimento dos tecidos da parede vaginal e na melhora da lubrificação. Entretanto, as desvantagens do tratamento consistem no valor elevado e no período prolongado ao qual a mulher deve se submeter. Além disso, em algumas mulheres, a menstruação e a TPM podem voltar a ocorrer e os riscos de agravamento de câncer de mama em mulheres suscetíveis são altos. Como cada pessoa tem uma necessidade diferente, a mulher precisa ser bem avaliada e nunca deve iniciar ou abandonar o tratamento sem supervisão médica.
Os benefícios do Pilates na Menopausa
Nessa fase, o estilo de vida deve sofrer mudanças com hábitos mais direcionados de alimentação que incluam uma dieta rica em vitaminas E, C e D3, zinco, ácido fólico, cálcio, magnésio, selênio, omega 3, carboidratos integrais e outros componentes preciosos que auxiliam na carência de estrógenos e progesterona. Também é importante o corte de álcool, fumo e outras drogas e a inclusão de atividades físicas na rotina, pois o sedentarismo intensifica os sintomas da menopausa.
Durante a menopausa ocorre uma perda de massa óssea, nesse cenário é fundamental que os exercícios realizados sejam contra a resistência, como é o caso do Pilates que também tem como foco o alinhamento da postura. Com exercícios específicos e adaptados para as mulheres na fase adulta, na menopausa e na pós-menopausa, a técnica pode oferecer diversos benefícios às diferentes necessidades:
– Ajuda a combater o estresse, a ansiedade e a irritabilidade;
– Ameniza os sintomas típicos da variação hormonal: TPM, enxaquecas e retenção de líquidos;
– Aumenta a massa magra e a massa óssea;
– Age na manutenção da força muscular;
– Atua na prevenção e no tratamento da osteoporose e da incontinência urinária;
– Melhora a disposição, reduzindo o cansaço e a insônia;
– Aumenta a capacidade de concentração e equilíbrio que ajuda a melhorar o desempenho e a evitar contusões;
– Melhora a auto-estima, importante em qualquer fase da vida, inclusive na menopausa, devido às diversas mudanças do corpo com efeitos na mente.
 

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios