OU
Ver todas as unidades

Pilates pode trazer problemas à coluna se praticado incorretamente

Ela foi indicada a fazer aulas de pilates e acabou com uma hérnia de disco. Tenha cuidado na hora de escolher um Stúdio de Pilates. Acompanhe a história de Sophie Barnes que saiu em um grande jornal britânico, o Daily Mail.

pilates-coluna-vertebral

Reprodução original do Jornal Daily Mail.
Há quem diga que pilates é a atividade ideal para fortalecer os músculos e aumentar a flexibilidade. Mas nem sempre é assim. Quando mal executado, o exercício pode ter efeito reverso e trazer sérios problemas para a coluna.
Como milhares de mulheres, Sophie Barnes, de 38 anos, decidiu fazer pilates para voltar à forma após o parto. Ainda que com vontade de afinar a silhueta, ela foi indicada a fazer a atividade por razões médicas, já que nasceu com escoliose, uma curvatura anormal da coluna vertebral.
“Sete meses depois do parto, me senti pronta para começar. Contei para o instrutor sobre a minha escoliose e gravidez, e ele me indicou a participar das aulas”, disse Sohpie, que praticava pilates uma vez por semana.
Três meses depois, acordou com a perna esquerda dormente, mas o instrutor disse para que ela não se preocupasse. A dormência se agravou em algunas semanas e Sophie procurou um médico. “Fiz uma ressonância magnética e descobri que estava com hérnia de disco. O aumento da pressão e tensão dos exercícios tinham agravado meu problema”.
De fato, pilates é considerado o melhor exercício para melhorar a dor nas costas e postura, mas claro, é preciso ser praticado corretamente. “Eu estou vendo um número crescente de pacientes que têm estiramentos musculares ou problemas nas costas depois de participar de aulas de pilates”, disse Stewart Tucker, ortopedista e cirurgião de coluna vertebral, no Royal National Orthopaedic Hospital, em Londres. “Se os exercícios são realizados de forma incorreta podem enfraquecer e piorar as condições existentes”, alertou.
Por isso, médicos dizem que procurar um professor especialista em pilates é a chave para não correr riscos e fazer aulas em classes com poucas pessoas, para que o instrutor esteja atento aos seus movimentos. Além disso, não deixe de fazer avaliação antes de iniciar as aulas e conte sobre seu histório médico. “Verifique se o instrutor vai realizar exercícios sob medida para você, e não os genéricos para uma classe inteira”, indicou Mushtaque Ishaque, um cirurgião de coluna do IMC Priory Hospital.

aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios