OU
Ver todas as unidades

Saiba como o Pilates pode auxiliar na hipertensão

pilates-hipertensao
Segundo o Ministério da Saúde, 24,3% da população brasileira apresenta hipertensão arterial, sendo esta mais comum entre as mulheres (26,9%) do que entre os homens (21,3%). Muitas dessas pessoas já sabem que é fundamental a prática de uma atividade física para o controle dos fatores de risco dessa patologia.
Os benefícios de uma atividade física
O exercício físico regular produz benefícios para a circulação sanguínea, promovendo maior fluxo de oxigênio para os tecidos. Além disso, diminui as gorduras em geral, controla os níveis de colesterol LDL, fortalece a musculatura favorecendo a dilatação vascular e incrementa a condição cardiovascular do indivíduo.
Estudos também mostram que o obeso hipertenso que pratica uma atividade física reduz os níveis de insulina e, assim, diminui o peso e possível absorção de sal.
As adaptações do organismo
O organismo realiza adaptações do sistema circulatório central e periférico a fim de compensar as necessidades metabólicas que surgem durante a atividade física, aumentando a pressão arterial máxima e a frequência cardíaca, a vasodilatação periférica e diminuindo a pressão arterial mínima. Ocorre uma dilatação das artérias nas zonas de esforço para maior aporte de oxigênio.
A hipertensão e os fatores de risco
O estresse é um dos grandes fatores de elevação da pressão arterial. Dessa forma, o Pilates, através da concentração e auto controle trabalhados no método, auxilia no alívio desse fator, bem como proporciona um relaxamento. Isso leva à uma redução da pressão arterial e controle do seu mecanismo mesmo fora das atividades.
O Método e Seus Benefícios
O método Pilates proporciona, dentre os benefícios de uma atividade física, melhoria na qualidade de vida de seus praticantes, desenvolvendo maior mobilidade, equilíbrio e força muscular, reduzindo os níveis de estresse e melhorando a circulação sanguínea. Além disso, gera um consumo calórico que possibilita a perda de peso.
Cuidados Específicos
É importante ressaltar que os pacientes hipertensos devem ser cuidadosamente acompanhados e ter indicação médica prévia. Deve-se evitar atividades que estimulem o aumento da pressão arterial e, dessa maneira, reduzir os riscos de alguma complicação durante a prática dos exercícios. Além disso, uma atividade aeróbica deve ser associada para aumentar os ganhos relativos ao condicionamento cardiovascular.

aula-experimental

 
 

O diferencial do Instituto New Pilates
O Instituto New Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto New Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios