OU
Ver todas as unidades

Pilates para uma gravidez saudável

 
Benefícios-do-Pilates-na-gravidezAssociado a uma alimentação saudável e balanceada, a técnica do Pilates é capaz de garantir mais qualidade de vida durante e depois da gravidez. Hábitos saudáveis durante esse período ajudam a suportar as diversas alterações hormonais que causam mudanças físicas e emocionais à mulher.
O Pilates é uma técnica bastante recomendada para as mulheres gestantes, à exceção daquelas que estão em um quadro de risco ou que, por orientações médicas após algum tipo de complicação, precisem manter o repouso para evitar um possível agravamento.
Benefícios do Pilates para a mamãe e o bebê
O profissional que acompanha a gestante, em geral, procura adaptar cada exercício de acordo com as condições da aluna, evitando posições que causem muito desequilíbrio e o consequente risco de quedas. O Pilates oferece exercícios de baixo impacto que não causam sobrecargas às articulações e os seus benefícios são variados.

Veja como o Pilates pode garantir conforto durante a gravidez e o parto:

O programa de exercícios do Pilates tem foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico, pois nessa fase, em virtude do aumento abdominal, o peso da mulher é deslocado para frente, alterando o seu centro de gravidade, o que aumenta a curvatura fisiológica da coluna e pode causar dores. A técnica promove ainda o fortalecimento e o alongamento suave dos músculos; melhora a concentração, o equilíbrio e a coordenação; alivia a sensação de cansaço através de um trabalho com a respiração; braços e pernas são fortalecidos, gerando maior vitalidade e ajudando a suportar o sobrepeso; tensões podem ser aliviadas, afastando os níveis de ansiedade ou estresse.
Como voltar à forma após o parto?
O Pilates também beneficia a autoestima da gestante – tão comprometida nessa fase – pois o grande nível de bem-estar adquirido leva a mulher a se sentir bem consigo mesma, apesar de todas as mudanças em seu corpo. Através da técnica é possível evitar ainda a incontinência urinária, por meio do fortalecimento do períneo, além de favorecer o trabalho de parto – ao melhorar a capacidade de estirar e relaxar – e o processo de recuperação no pós-parto, acelerando a cicatrização. Movimentos do Pilates são responsáveis por ativar o sistema circulatório, contribuindo para aliviar os inchaços tão comuns dos membros inferiores e as dores.
Vale ressaltar a importância do acompanhamento médico, responsável por liberar a prática do Pilates durante a gestação. O profissional que acompanha a gestante também deve ter consciência de todas as mudanças fisiológicas desse período, tornando as aulas prazerosas e eficazes ao corpo da mulher.
 

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios