OU
Ver todas as unidades

Pilates com foco no abdômen

pilates-foco-abdômenSabe-se que o Pilates é uma técnica que já ganhou, nos últimos anos, muitos adeptos de diferentes idades e objetivos e uma das razões do crescimento do Pilates foi atender ao público interessado por atividades físicas, sem, contudo, desejar o padrão “saradão” associado à musculação. Mas a procura também cresceu dentro do grupo de pessoas preocupadas em ter um corpo bonito, músculos alongados e a barriga “chapada”.

Como o Pilates corresponde a esses objetivos?

Diferentemente da musculação, que faz o praticante treinar com a coluna fixa e exercitar músculos isolados, o Pilates trabalha vários grupos musculares e diferentes formas de articulação da coluna. Um dos conceitos básicos da técnica é fortalecer o centro do corpo e a musculatura abdominal profunda.
A ênfase no abdômen é considerada uma grande vantagem do Pilates, mas também é alvo de questionamentos, pois é nessa área que estão todos os órgãos. Quando há um reforço muscular muito intenso nessa região, há um aumento de pressão sobre os tecidos que envolvem os órgãos, diminuindo a irrigação sanguínea e a transmissão de estímulos neurais e, com o passar do tempo, essa pressão intra-abdominal excessiva pode causar disfunções endócrinas, gastroenterológicas e cardiovasculares.
Para quem não tem desequilíbrios ortopédicos ou orgânicos e deseja resultados estéticos, o Pilates é uma ferramenta com vantagens e desvantagens em relação às demais opções. Quem precisa ou quer hipertrofiar os músculos, por exemplo, vai se beneficiar menos do Pilates do que da musculação. Em casos de osteoporose, também há limitações na prática. Como cerca de 80% dos exercícios tradicionais envolvem curvar a coluna para frente, esses movimentos podem causar fraturas nos ossos mais porosos.

Passo a passo para as aulas de Pilates

 
Aula experimental
O primeiro contato do aluno com o Instituto Pilates é na aula experimental. Ela é gratuita e pode ser agendada em todos os stúdios da rede por e-mail ou telefone (contatos na nossa página de endereços). Nela, o interessado no método vivenciará uma aula de Pilates e conhecerá um pouco da metodologia exclusiva que trabalhamos.
Avaliação
Antes de dar início à atividade, qualquer futuro aluno deve passar por uma avaliação física aprofundada, realizada por um fisioterapeuta de nossa equipe. As informações são coletadas detalhadamente, identificando quaisquer condições, limitações, recomendações médicas ou indicações de diagnósticos pré-existentes.
A avaliação garante ao profissional um conhecimento completo sobre as condições particulares de cada aluno e, assim, ele consegue programar uma sequência de exercícios personalizada, direcionada especificamente à necessidade de cada aluno. Esse levantamento inicial deve ser anterior ao início dos exercícios e define os objetivos e as diretrizes de treino, garantindo maior possibilidade de sucesso na atividade.
Pilates seguro
Iniciam-se as aulas, cujos exercícios e periodicidade dependem dos critérios definidos na etapa de avaliação. O profissional trabalhará o corpo como um todo, adaptando os movimentos à necessidade de cada aluno de forma individualizada. As aulas oferecem um grande repertório de exercícios e os aparelhos e acessórios utilizados são ajustáveis através de molas, aumentando ou diminuindo a resistência e o uso da força.
É possível criar diversos níveis de dificuldade nos exercícios, assim como é indicada uma variação de exercícios distintos, tonificando toda a musculatura do corpo. Cada aula de Pilates é única, dinâmica, com o uso de acessórios para torná-la mais divertida e interessante. Os resultados são rápidos e duradouros e proporcionam uma evolução contínua do desenvolvimento corporal.
No Instituto Pilates:
– Todos os professores do Instituto Pilates são fisioterapeutas formados.
– Os profissionais atendem, apenas, a dois alunos simultaneamente.
– A metodologia exclusiva garante uma prática segura e maior qualidade de vida para aqueles que sofrem com doenças na coluna.
Assista ao nosso vídeo institucional e agende uma aula experimental:

aula-experimental-pilates