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O Pilates Fitness

pilates-fitnessO Pilates Fitness é uma modalidade que trabalha os princípios básicos do Pilates criado por Joseph: concentração, controle, centralização, precisão e respiração e objetiva o condicionamento físico do corpo.
As aulas contam com um grande e diversificado repertório de exercícios, perfeitamente ajustáveis aos limites e necessidades de cada aluno. A atividade pode ser realizada no solo (com ou sem o auxílio de acessórios) ou em aparelhos. Entre os acessórios mais utilizados estão as bolas de Pilates que promovem um aumento da resistência e, naturamente, dificultam a execução dos movimentos, levando o corpo a se esforçar mais.  O Mat Pilates é a variação mais comum nas academias, sendo realizado no solo. Os movimentos são lentos e para executar os exercícios é utilizado o peso do próprio corpo, trabalhando o controle dos músculos mais profundos e a estabilidade corporal.
A avaliação inicial é uma etapa necessária
Antes de dar início à atividade, qualquer futuro aluno do Instituto Pilates deve passar por uma avaliação física aprofundada, quem realiza é um fisioterapeuta de nossa equipe. A avaliação garante ao profissional um conhecimento completo sobre o quadro particular de cada aluno. As condições, limitações, recomendações médicas ou indicações de diagnósticos pré-existentes do aluno são levadas em consideração no momento da montagem individual dos programas de treinos, gerando uma sequência de exercícios personalizada e direcionada especificamente à necessidade de cada praticante. Esse levantamento inicial garante maior possibilidade de sucesso na atividade, uma vez que os objetivos e as diretrizes do treino já se tornam bem definidos.
As sessões devem ser realizadas, preferencialmente, três vezes por semana para estimular o corpo com uma boa frequência e respeitar o tempo de descanso, com um dia de folga entre as sessões. Esse período de descanso não deve ser desprezado, pois a técnica exercita a musculatura do CORE e os especialistas recomendam o descanso muscular, em qualquer atividade física, por 48 horas. Quanto mais regular e consistente for a prática, mais rápido os resultados desejados serão obtidos.
A prática do Pilates Fitness permite o ganho de força, resistência, alongamento, coordenação, velocidade, equilíbrio e tonificação. As aulas são dinâmicas e o desgaste físico não é intenso, em virtude da grande diversidade de exercícios com poucas repetições. O corpo inteiro consegue ser trabalhado mesmo que o movimento seja executado por, apenas, uma parte dele. No Pilates Fitness é possível alcançar a definição dos músculos, mas a prática não tem por objetivo a hipertrofia. Além disso, o metabolismo tende a melhorar num corpo organizado, logo, é bem comum que o aluno perceba uma redução considerável de medidas, de acordo com o progresso evolutivo da atividade.
 
Assista o nosso vídeo Institucional e agende uma aula experimental.

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