OU
Ver todas as unidades

Pilates faz crescer?

postura-pilatesA ação da gravidade bem como alguns maus hábitos que adotamos no dia-a-dia tende a enfraquecer a nossa musculatura de sustentação da coluna, levando a uma postura incorreta e curvada, além dos fatores genéticos que também podem influenciar na alteração da estatura.
O Pilates é, naturalmente, uma atividade ligada à postura, além de trabalhar o corpo de forma global. O fortalecimento proporcionado pela técnica é integral, alcançando todos os músculos responsáveis pela sustentação da coluna: o “CORE”. O fortalecimento do abdômen e do assoalho pélvico faz com que o transverso abdominal comprima as vísceras de tal modo que elas subam e elevem a caixa torácica. O efeito hidráulico descomprime os espaços intravertebrais, preservando a saúde dos discos e da coluna e alongando o corpo em direção ao topo da cabeça. Como resultado, o equilíbrio da postura é automático.
Logo, essa sensação de crescimento, nada mais é do que o realinhamento da postura, através do fortalecimento dos músculos abdominais profundos, dos eretores da coluna e do assoalho pélvico, que promove a estabilidade e a mobilidade do tronco. Quando está em níveis musculares a altura natural das pessoas consegue ser gradativamente recuperada.
Uma vez alcançada a nova postura, o próximo passo é mantê-la. E para que isso se concretize é preciso transformar, radicalmente, antigos hábitos, além de manter uma prática regular de exercícios de Pilates, pois é através de alongamentos específicos que será possível a melhora da extensão da coluna torácica e o fortalecimento da musculatura postural envolvendo movimentos dinâmicos e muito parecidos aos que executamos no dia-a-dia e é dessa forma que eles podem ser transferidos e assimilados pelo corpo.
Veja mais benefícios do Pilates para a sua postura
Existem vários exercícios do Pilates que podem ser empregados visando ao equilíbrio entre o fortalecimento e o alongamento dos músculos e que podem ser ajustados à necessidade de cada aluno.
Veja alguns equipamentos do Pilates que podem ajudar nesse efeito:
Cadillac: trabalha concentricamente os eretores da coluna.
Chair e Reformer: trabalham os músculos do tronco isometricamente.
 

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios