OU
Ver todas as unidades

Pilates ajuda a equilibrar o estresse

O Pilates tem sido uma prática cada vez mais comum, a modalidade integra o corpo todo e, dentre seus inúmeros benefícios, a técnica ajuda a prevenir o estresse, tão comum na vida de quase todos os indivíduos
O estresse pode ser gerado em situações variadas, especialmente quando o organismo se depara com a necessidade de realizar maior concentração e esforço que o habitual.
pilates-estresseComo surge o estresse
Pequenas doses de estresse não são anormais e até auxiliam o ser humano, ativando e estimulando o cérebro e nos tornando mais produtivos. Mas o problema surge quando o estresse se prolonga. Isso porque a produção de cortisol sofre aumentos acima do normal.
O cortisol é conhecido como o hormônio do estresse, e deve ser produzido de forma dosada para manter equilibrado o funcionamento do nosso organismo. Quando os níveis de produção se tornam desregulados, os riscos a uma fadiga crônica são grandes e, uma vez persistindo o quadro, podem surgir problemas ainda mais graves: depressão, insônia, AVC, obesidade, aumento do risco de enfartes, dentre outros.
Os benefícios do Pilates para afastar o estresse
O Pilates oferece uma série de exercícios que podem ajudar a equilibrar o estresse do dia-a-dia. Durante a execução dos movimentos é praticada a respiração completa e consciente. Essa lenta e profunda respiração reduz, ao longo do tempo, os níveis de cortisol no sangue de modo considerável. Como resultado ao final de cada aula, o praticante de Pilates sente o corpo energizado, disposto e com alta sensação de bem-estar.
Além disso, o estímulo à concentração em si mesmo, estimulado pela técnica do Pilates, liberta a mente de pensamentos e preocupações externas, eliminando aquilo que não nos ocupa naquele instante. Essa consciência corporal também promove o aprendizado de um relaxamento natural. E o melhor: os benefícios do Pilates não são garantidos apenas durante as aulas ou minutos após o seu término, todos são aplicáveis em diferentes e diversas situações do dia-a-dia.
 
 

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios