OU
Ver todas as unidades

O Pilates e a hipercifose

 
pilates-hipercifoseA Hipercifose é o aumento pronunciado da convexidade anterior da coluna vertebral, o que torna os extensores de tronco alongados, causa a redução da mobilidade da coluna torácica e retrai a cadeia anterior, diminuindo a expansibilidade torácica.
Durante a juventude, a hipercifose surge em decorrência, sobretudo, da má postura (é a causa mais importante da deformidade), podendo aparecer também nos casos de doenças estruturais da coluna. Na terceira idade, a hipercifose ocorre, principalmente, pela osteoporose e degenerações discais.
Com a hipercifose, outras estruturas do corpo também são afetadas, uma vez que necessitam se adaptar para encontrar um novo ponto de equilíbrio ou ainda compensar a ausência de mobilidade oriunda da rigidez da coluna torácica.

A adoção de uma boa postura

Ao longo do dia é importante prestar muito atenção à postura. No caso de pessoas que trabalham com computador durante muitas horas é importante verificar a correta posição da cadeira e realizar pequenos intervalos para alongamentos, por exemplo. Ao realizar serviços domésticos, dirigir ou estudar também é fundamental manter uma postura adequada que não cause esforço excessivo à coluna.

O Pilates

Com a técnica do Pilates problemas posturais podem ser trabalhados de diversas maneiras. Exercícios específicos ajudam a manter a coluna móvel, além de fortalecer a musculatura que auxilia na manutenção da própria postura, baseando-se no alongamento da coluna anterior (principalmente, do músculo Peitoral Maior) e no fortalecimento da cadeia posterior.
No caso da hipercifose os músculos ficam debilitados, prejudicando a postura e causando o encurvamento da coluna vertebral. Com o Pilates é possível fortalecer músculos centrais do trono, garantindo o alívio, inclusive, de dores e tensões associadas.
Durante as aulas de Pilates, o aluno aprenderá ainda a manter uma boa postura no dia-a-dia, evitando antigos vícios posturais. A técnica não promove o desgaste físico e não causa monotonia. Todas as aulas são exclusivas, oferecendo uma grande variedade de exercícios que podem ser utilizados para diferentes necessidades.

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios