OU
Ver todas as unidades

Pilates e assoalho pélvico

A cada dia são aprimorados os conhecimentos sobre a atuação e eficácia do Pilates no tratamento e condicionamento de diversas estruturas do corpo. Dentre essas há o assoalho pélvico.
qualidade-de-vida-gravidez-pilates-futura-saude-584x292
 
O que é assoalho pélvico?
O assoalho pélvico é formado por um conjunto de músculos, fáscias e ligamentos localizados entre o púbis e o cóccix.
Função: estas estruturas são responsáveis pela sustentação dos órgãos pélvicos; controle da continência urinária e fecal e função sexual.
Principais disfunções: incontinência urinária e fecal; incontinência de flatus (gases); dispareunia (dor durante a relação sexual); dor pélvica crônica.
A fisioterapia e o tratamento do assoalho pélvico
A fisioterapia convencional atua com exercícios no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, uso de eletroestimulação, técnicas de biofeedback, comportamental, entre outras.
O método Pilates
O método Pilates se constitui de uma boa uma alternativa para o tratamento e a prevenção destas disfunções, pois se trata de um programa de treinamento físico e mental que leva em consideração tanto o corpo, como a mente em unidade. Dedica-se a explorar o potencial de mudança do corpo humano.
No Pilates trabalha-se o centro de força (power house), definido como um cinturão anterior e posterior que se estende desde a base das costelas até a região inferior da pelve, ou seja, é uma contração muscular que deve ser mantida durante cada movimento dos exercícios.
Por atingir a pelve, há também a participação do assoalho pélvico com contração muscular, pois durante o trabalho espiratório, essa região deve ser solicitada e contraída voluntariamente junto com os abdominais, associando esta contração à cada exercício realizado.
Dessa forma, os exercícios do Pilates não só auxiliam no condicionamento físico como são capazes de fortalecer a musculatura do assoalho pélvico prevenindo e tratando patologias como a incontinência urinária e dispareunia, tão comum e incômoda às mulheres atualmente.

aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios