OU
Ver todas as unidades

Pilates e as dores na coluna

As dores na coluna podem surgir por má postura, problemas já existentes como: hérnia de disco, degeneração discal, instabilidade vertebral, osteopenia, osteoporose, entre outros.  Muitas vezes, as dores são provocadas por fraqueza dos músculos abdominais, que por sua vez não conseguem sustentar adequadamente as costas, consequentemente, sobrecarregando a coluna e os músculos dorsais.

pilates-dores-coluna
A coluna e o equilíbrio corporal

A coluna vertebral funciona como um pilar de sustentação para todo o corpo. Composta de três importantes curvaturas fisiológicas que ajudam na sustentação e descarga do peso corporal, ela é hoje, segundo pesquisas recentes, uma das principais causas de afastamento no trabalho. Isso ocorre porque o homem permanece por mais tempo em posturas estáticas, sejam sentadas ou em pé, não só no trabalho como em atividades de lazer, gerando, assim, as sobrecargas na coluna por períodos mais prolongados. Além disso, hábitos posturais errados adquiridos ao longo do dia, uso de bolsas e calçados que são inapropriados agravam ainda mais este problema que vem crescendo com o mundo moderno.

Para se evitar a dor na coluna, é preciso manter o corpo flexível, coordenado e equilibrado. Por ser uma atividade que constitui de técnicas que trabalham flexibilidade, postura, consciência corporal, equilíbrio, tônus e respiração, o método Pilates pode ser considerado hoje o exercício mais completo para trabalhar não só de forma preventiva como um grande aliado em tratamento de dores na coluna.

Método Pilates

Os exercícios do método Pilates são estruturados cuidadosamente a fim de coordenarem os movimentos do corpo com a respiração. Além de tonificar todos os grupos musculares, o exercício melhora a postura, a resistência e a força, podendo ser um aliado no combate às dores da coluna por buscar a qualidade dos movimentos e não a quantidade.

Através do método Pilates podemos atuar diretamente em músculos importantes que são responsáveis por estabilizar e proteger a coluna vertebral. Músculos esses como multífidos e transverso do abdômen que compõe o chamado ‘’power house’’ ou centro de força do Pilates, localizado na região  abdominal, que quando contraídos isoladamente previnem dores nas costas e o seu fortalecimento protege as estruturas articulares de micro traumas repetitivos, dor recorrente e mudanças degenerativas, funcionando em uma coluna saudável como uma cinta de proteção.


aula-experimental
 

 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios