OU
Ver todas as unidades

Pilates atua no combate à depressão

 
depressão-pilatesQue o Pilates oferece muitos benefícios ao corpo você já sabe, mas sabia que a técnica é também eficaz em sua ação sobre a mente? Pesquisas comprovam que atividades físicas oferecem grandes benefícios à saúde mental.

A depressão é um distúrbio afetivo cujos principais sintomas são:

– mau humor, ansiedade, angústia e tristeza;
– alterações na funcionalidade diária e no apetite;
– irritabilidade constante;
– fadiga;
– perda de interesse ou prazer por atividades que antes eram apreciadas;
– baixa auto-estima e sensação de culpa;
– impaciência;
– desânimo e cansaço fácil;
– falta de motivação, sensação de inutilidade, ruína, fracasso, desamparo, insegurança e medo;
– pessimismo e sentimento de indecisão;
– dificuldade de concentração;
– em casos extremos, há pensamentos suicidas e de morte.
A depressão é considerada uma doença que envolve alterações químicas no cérebro do indivíduo. Os exercícios físicos são capazes de melhorar as conexões do cérebro e regular todos os neurotransmissores, ajustando, assim, a química cerebral como um todo. A presença de hormônios é normalizada, como é o caso da serotonina – que regula o humor -, da endorfina – que aumenta o bem-estar – e da adrenalina – relacionada à emoção.
O uso, apenas, de medicamentos não é suficiente para resolver casos depressivos, em virtude da natureza paliativa dos mesmos. O Pilates é uma técnica que trabalha o corpo e a mente em conjunto e apresenta um repertório variado de exercícios que não estimulam o desgaste físico, gerando bem-estar ao praticante.

Dentre os principais benefícios da prática regular do Pilates para pessoas com sintomas de depressão, destacam-se:

– aumento considerável da auto-estima;
– aumento da consciência corporal;
– redução do estresse – que tende a precipitar a depressão em pessoas com predisposição;
Saiba como o Pilates ajuda a equilibrar o estresse
– maior capacidade respiratória e de relaxamento consciente;
– aumento do condicionamento físico e da disposição;
– estímulo à memória e às funções motoras.
Confira os benefícios do Pilates à memória
Desta forma, o Pilates atua de modo eficaz não, apenas, no combate à depressão, mas também previne o próprio surgimento de quadros depressivos. Quando o aluno percebe as mudanças consideráveis em seu corpo como resultado das aulas de Pilates, a sensação de prazer se instala notoriamente, proporcionando maior qualidade de vida.
 

aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios