OU
Ver todas as unidades

Pilates para Gestantes

 
pilates-gestantesOs exercícios realizados no Pilates para gestantes, com foco no fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, abdômen e assoalho pélvico, facilitam o trabalho de parto. O abdômen, por sua vez, mais fortalecido ajuda a empurrar o bebê durante as contrações e o relaxamento do períneo facilita a passagem dele pelo canal vaginal. Além disso, o Pilates previne e alivia as dores nas costas, melhorando a postura, bastante afetada em decorrência do crescimento da barriga.
Há tempos atrás, as mulheres em período gestacional eram orientadas a evitar esforços físicos, permanecendo em repouso. Mas hoje, sabemos que a realização de exercícios de intensidade leve a moderada durante a gravidez, proporciona benefícios para a saúde da mulher e do bebê. Com exceção daquelas que se encontram em gravidez de risco ou que por algum tipo de complicação, necessitam seguir as orientações médicas de repouso, a técnica do Pilates é bastante recomendada no período gestacional, adaptando os exercícios adequadamente.
Cultivar bons hábitos que incluem: alimentação balanceada e exercícios físicos moderados e constantes, garantem uma maior qualidade de vida durante e após a gestação. Com o aumento da resistência e flexibilidade muscular, decorrente da atividade física, a gestante se torna capaz de suportar melhor o aumento de peso e as alterações posturais decorrentes desse período.
Os exercícios realizados no Pilates, com foco no fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, abdômen e assoalho pélvico, facilitam o trabalho de parto. O abdômen, por sua vez, mais fortalecido ajuda a empurrar o bebê durante as contrações e o relaxamento do períneo facilita a passagem dele pelo canal vaginal. Além disso, o Pilates previne e alivia as dores nas costas, melhorando a postura, bastante afetada em decorrência do crescimento da barriga.
Essa prática também proporciona um alívio das dores e inchaços nas pernas e ajuda a fortalecê-las para que suportem mais peso, sem sobrecarregar a coluna. O Pilates ainda auxilia a gestante no período pós-parto, facilitando o retorno mais fácil do abdômen, além de reduzir a flacidez tão comum nessa fase.