OU
Ver todas as unidades

Metodologia exclusiva

Milhares de pessoas sofrem diariamente com dores nas costas. Um questionamento comum que recebemos é o que deve ser feito para tratar essas dores.
É importante compreender que além das causas serem diversas, cada ser humano tem características únicas, o que impossibilita uma solução única para o problema, ou seja, cada pessoa deve ser tratada de forma individualizada.
A sequência de ações que devem ser seguidas é a seguinte:
Info para metodologia em Pilates
O Instituto Pilates atua no fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna vertebral através da atividade física. Como a pratica da atividade envolve riscos, por se tratar de pessoas com sérios problemas relacionados à coluna, montamos um programa de atendimento que permite a pratica de forma segura aos alunos.
O ponto de partida foi juntar um time formado por médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física que, ao longo de 18 meses sob coordenação da ABR Coluna e do ITC Vertebral, estudou todos os movimentos do Pilates, cruzando-os com todas as lesões da coluna vertebral. Através dessa observação, surgiu uma  infinidade de indicações e de contraindicações para a pratica da atividade, sempre condicionadas à causa da lesão, à lesão em si, e as características do individuo. A partir daí, todo esse estudo foi embasado na literatura científica, através de discussões entre as observações x artigos científicos.
Assista ao vídeo da Serie dor nas costas,apresentada pelo fisioterapeuta Helder Montenegro e realizado pelo Instituo Pilates. Assista o 3º Episodio da Serie Dor nas Costas.
Nasceu então a METODOLOGIA EXCLUSIVA de atendimento que é aplicada em todos os estúdios da Rede.
O aluno passa por uma avaliação detalhada, onde são registrados todas suas características, limitações e objetivos. Analisamos exames e diagnósticos e realizamos testes específicos, com o objetivo de criar um quadro de sua situação atual. A partir daí, aplicamos os protocolos de atendimento para criar o programa de exercícios mais seguro para seus objetivos (tão importante quanto fazer os exercícios indicados para o fortalecimento é evitar os exercícios contraindicados, que, além de retardar o fortalecimento podem agravar a lesão).
Tal programa permitirá o fortalecimento da musculatura profunda da coluna, usando a estabilização segmentar vertebral, de forma segura e eficaz.
A metodologia do Instituto Pilates já ajudou milhares de pessoas a manterem fortes os músculos que sustentam a coluna, garantindo condicionamento físico e qualidade de vida, livre de dores.
Veja abaixo nosso vídeo institucional:

 
aula-experimental-pilates