OU
Ver todas as unidades

Os Benefícios do Pilates nas cólicas menstruais

pilates-cólicas-menstruaisGrande parte das mulheres sente ou já sentiu cólicas menstruais em alguma fase da vida. Trata-se de uma dor situada na região pélvica e provocada pelo aumento na liberação de prostaglandina, uma substância estimulante que contrai o útero, a fim de eliminar o endométrio – a camada localizada na face interna do útero que cresce para nutrir o embrião – em forma de sangramento durante a menstruação (quando o óvulo não foi fecundado). A dor pode irradiar para as costas e também para os membros inferiores durante o período menstrual.
As cólicas menstruais são caracterizadas por uma dor aguda e intermitente. Quando atingem forte intensidade também podem estar associadas a outros efeitos como vômitos, náuseas, diarreia, cansaço, dor de cabeça e nas mamas, por exemplo. Normalmente, as cólicas menstruais ou dismonorreias, surgem no dia anterior ou mesmo no primeiro dia do fluxo menstrual. Contudo, em algumas mulheres, a manifestação dolorosa pode durar todos os dias da menstruação.
Hoje no mercado, já existem diversos medicamentos que ajudam a reduzir os desconfortos desse período. Mas além deles, existe uma técnica que ganha, cada vez mais, um número maior de adeptos e, certamente, pode auxiliar bastante a mulher no período menstrual: trata-se do Pilates.
As atividades físicas são bastante indicadas para amenizar as cólicas menstruais e os exercícios específicos oferecidos, em especial, pelo Pilates ajudam a melhorar o funcionamento dos órgãos pélvicos e extrapélvicos, adequando o metabolismo, a fluidez entre os líquidos do corpo e o fluxo sanguíneo. A técnica trabalha força, flexibilidade, alongamento, auxiliando na manutenção das curvas fisiológicas do corpo.
Como o Pilates também produz um relaxamento ao praticante, os desconfortos psicológicos típicos da TPM (tensão pré-menstrual), como estresse, tristeza, ansiedade, nervosismo e fadiga podem ser reduzidos, garantindo um bem estar geral ao corpo.
IMPORTANTE: Quando a mulher sente dores muito fortes e constantes é importante buscar uma avaliação médica adequada, pois a dor pode indicar a presença de outras patologias, como a endometriose.
 

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios
YOUTUB: (POSTURA CORRETA) https://www.youtube.com/watch?v=Mi2xii8TROE
Comentário site Instituto Pilates: https://developers.facebook.com/tools/comments