OU
Ver todas as unidades

Pilates é bom para quem?

Pilates-bom-para-quemNo Pilates, um mesmo exercício pode ser feito de diferentes maneiras, pois os equipamentos e acessórios utilizados podem ser ajustados de modo a facilitar ou dificultar os movimentos, adaptando-se às necessidades de cada aluno. Dessa forma, os aparelhos oferecem grande liberdade para que o aluno alcance seus objetivos com eficiência.
O profissional acompanha o aluno de modo personalizado, ou seja, nenhum exercício do programa desenvolvido para aquele praticante está fora de suas possibilidades e limitações. E isso é possível em virtude da etapa de avaliação, realizada antes que o aluno inicie as atividades. Com os resultados obtidos nessa etapa, o profissional poderá montar um programa adequado ao praticante.

Do sedentário ao atleta

O Pilates respeita o ritmo de todos os alunos, não existe um modelo ideal a ser alcançado. Cada um é trabalhado dentro de sua realidade e o progresso nas aulas é o que vai garantir a evolução de cada um. Logo, a técnica é aconselhada para todos os públicos, desde o sedentário até o atleta.

Adolescência saudável

O Pilates é bastante recomendado aos adolescentes por estarem atravessando um período de crescimento rápido e intenso, o que ocasiona desajustes posturais e encurtamentos musculares acompanhados de dor, na maior parte das vezes.
A prática do Pilates nesta fase funciona como um ótimo trabalho preventivo, estruturando a postura, estabilizando as curvas fisiológicas da coluna, evitando escolioses e cifoses muito comuns nessa época da vida e favorecendo o alongamento geral.
Outro aspecto é a melhora na auto-estima, pois os exercícios de Pilates possibilitam que o jovem sinta um domínio maior sobre seu corpo, vivencie progressos físicos e, psicologicamente, permita maior afirmação perante o meio social.

Leia: Pilates e seus benefícios para os adolescentes

Aliado dos Idosos

O envelhecimento é responsável pela perca de algumas importantes capacidades funcionais, como o poder de equilíbrio, força muscular e resistência. Esse processo natural do ciclo de vida somado à falta de exercícios físicos é responsável pela ocorrência frequente de quedas na terceira idade.
É nesse contexto que o Pilates atua como forte aliado aos idosos. A técnica enfatiza o fortalecimento muscular e produz um amplo equilíbrio entre o corpo e a mente. Aumento da flexibilidade e da mobilidade das articulações, melhora do equilíbrio e da coordenação motora, amplificação da concentração e da consciência corporal contribuem para reduzir os riscos de quedas e suas consequências nessa fase da vida. O resultado é uma qualidade de vida bem maior para os idosos.

Leia: Pilates diminui riscos de quedas na Terceira Idade

Benefícios em todas as fases da mulher

O fortalecimento da musculatura profunda e superficial do abdômen feminino, viabilizado pela técnica, ajuda a manter a boa postura, torna a aparência mais elegante (afinando a silhueta) e melhora o funcionamento dos órgãos internos. Nas fases de menopausa e pós-menopausa, ameniza sintomas como enxaquecas e TPM, típicos da variação hormonal. Além de ser eficiente no combate e no tratamento de doenças nessa fase adulta, como a incontinência urinária e a osteoporose. Durante a gestação, o Pilates contribui para aliviar dores comuns desse período, prepara a mãe para um parto mais tranquilo, através de um trabalho com a respiração, além de tornar a recuperação no pós-parto muito mais rápida.

Leia: O poder do Pilates para as mulheres

Uma atividade também para homens

Os exercícios resultam em benefícios diversos para o público masculino, melhorando, inclusive, a vida sexual, uma vez que o trabalho foca o assoalho pélvico e os músculos abdominais, gerando mais disposição e também vitalidade. O Pilates aumenta a flexibilidade e o equilíbrio, fortalece a musculatura de todo o corpo, ajuda na prevenção e tratamento de diferentes tipos de lesões, gera bem-estar e relaxamento físico-mental e é também praticado por atletas de alto rendimento para melhorar o condicionamento físico.

Leia: Pilates para homens – benefícios da técnica

Com tantos benefícios, você duvida que a técnica é boa para todos?
Leia também:

A arte de Pilatear

O trabalho realizado pelo Instituto Pilates

Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa?

 
Assista ao nosso vídeo institucional e agende uma aula experimental:

aula-experimental-pilates