OU
Ver todas as unidades

Pilates e seus benefícios para os adolescentes

Como a técnica do Pilates pode ajudar nessa etapa da vida.

benefícios-pilates-adolescentesFérias é sinônimo de descanso e diversão para os adolescentes. Mas também é uma época de mais horas em frente à TV, computador e videogame. Nesse cenário, não há muita preocupação com posturas adequadas, costuma-se sentar de qualquer maneira para manusear os aparelhos. E é dessa forma que a falta de cuidados pode afetar gravemente a coluna, numa etapa da vida em que o crescimento do corpo é mais acelerado. Somado ao comportamento postural inadequado está o sedentarismo, muito comum na vida de grande parte dos jovens que, cada vez mais, não alimentam o hábito de praticar atividades físicas.

Os perigos à coluna na adolescência
Além do natural crescimento acelerado do corpo, que gera desequilíbrios musculares, os jovens também são mais suscetíveis às situações de risco. Por isso temos visto um percentual crescente de adolescentes com queixas de dores na coluna e nas articulações, bem como a incidência de problemas posturais e a redução da flexibilidade. Mochilas pesadas e seu mau uso também podem prejudicar a coluna, quer seja durante as viagens, que também são comuns nos períodos de férias, quer seja durante as aulas. Outro agravante é a falta de exercícios físicos que contribui para tornar o corpo ainda menos preparado para essas situações. O resultado é o surgimento de graves alterações posturais, chegando a problemas como lordose, cifose e escoliose acentuadas.
A prática do Pilates na adolescência
Se a maior parte dos jovens não é amante dos exercícios pesados desenvolvidos nas salas de academias, o Pilates é uma prática de exercícios leves, sem desgaste físico e com ótimos efeitos à saúde corporal: fortalece os músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo, aumenta a flexibilidade, melhora o alongamento, além de organizar adequadamente a postura dos adeptos. Somando-se a isso, os exercícios de Pilates também desenvolvem a capacidade respiratória e de concentração e afasta o estresse, assim os adolescentes se tornam mais dispostos a realizar suas atividades intelectuais e sociais do dia-a-dia.
Os efeitos do sedentarismo, por sua vez, são reduzidos, já que a técnica facilita a drenagem linfática e estimula o sistema circulatório. E para os jovens que aceitam desafios, o Pilates oferece diversas atividades que irão dinamizar cada aula e contribuir para o ganho de autoconfiança. O corpo torna-se forte, elegante e bonito, o que influencia na autoestima, tão importante nessa etapa da vida. Em pouco tempo, adquire-se forte consciência corporal: os adolescentes conseguem identificar e corrigir naturalmente seus erros diários e com isso se tornam mais preparados para os desafios da idade. Quanto mais cedo o trabalho de correção postural e fortalecimento da musculatura, menores as chances de problemas na coluna e maior a qualidade de vida.

 
aula-experimental
 
O diferencial do Instituto Pilates

O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios