OU
Ver todas as unidades

Pilates auxilia nas lesões de punho

lesões-de-punho-pilatesLesões de punho vêm se tornando frequentes e estão relacionadas, comumente, ao tipo de atividade profissional desempenhada pelo indivíduo, sobretudo, quando há necessidade de esforços repetitivos como, por exemplo, digitar no teclado do computador por longas horas.
A Tendinite e a tenossinovite são as mais conhecidas. A primeira é caracterizada como a inflamação ou irritação de um tendão, enquanto a segunda se refere a uma tendinite acompanhada por uma inflamação na bainha que envolve e protege os tendões. São problemas que, normalmente, manifestam-se com simultaneidade.
A ocorrência de pequenos e repetidos traumatismos ou de movimentos bruscos podem contribuir para o surgimento destas inflamações. Desportistas, atividades que exijam movimentos repetitivos ou o carregamento constante de peso são importantes fatores de risco para o surgimento das lesões de punho. Entretanto, a tendinite e a tenossinovite também podem surgir como complicações de doenças articulares crônicas, é o caso da artrite reumatoide, por exemplo.

Sintomas das lesões de punho que surgem de acordo com cada caso:

– Surgimento de dor intensa que também pode irradiar para toda a musculatura ao redor;
– Inchaço e rigidez local;
– Espasmos;
– Fadiga e sensação de peso;
– Redução de força;
– Vermelhidão no local.

O Pilates na prevenção e tratamento das lesões de punho

Além de adotar cuidados posturais durante as atividades do dia a dia, no trabalho ou em casa, por exemplo, é imprescindível a prática regular de exercícios físicos, a fim de fortalecer a musculatura e evitar o surgimento das lesões.
O Pilates é ideal tanto na prevenção quanto no tratamento das lesões de punho, auxiliando desde o alívio dos desconfortos até a eliminação da inflamação e consequente retorno ao funcionamento normal do tendão. A técnica do Pilates é assistida por profissionais especializados e capacitados a trabalhar com cada aluno de acordo com suas necessidades específicas, oferecendo um repertório variado de exercícios com baixo impacto.
Leia também: Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa?

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios