OU
Ver todas as unidades

Parece simples, mas não é!

pilates-nao-é-simplesQuais os diferencias do Pilates?

Por não estimular grande desgaste físico, boa parte das pessoas que não pratica Pilates considera a técnica fácil, simples de executar. De fato, o Pilates é de baixo impacto, mas oferece um repertório de exercícios bem diversificado que se adaptam às necessidades específicas de cada aluno. A eficiência da técnica consiste na execução correta de cada movimento, para isso, alguns critérios devem ser obedecidos por parte do praticante e do profissional acompanhante:
– O profissional deve acompanhar, no máximo, dois alunos simultaneamente, garantindo uma atenção especial e cautelosa a todos os movimentos de cada praticante.
– O aluno deve priorizar a qualidade e não a quantidade. No Pilates não importa realizar muitos exercícios de modo exaustivo, a técnica se baseia em poucas repetições de um mesmo exercício, obedecendo ao ritmo próprio.
O Pilates pode ser realizado no solo, apenas com o uso de alguns acessórios, como a bola e o elástico (neste caso é utilizado o peso do próprio corpo) ou em aparelhos, cuja estrutura básica é composta por molas que são capazes de aumentar/diminuir a resistência oferecida em determinado exercício. Em cada aparelho de Pilates é possível realizar uma variedade de exercícios distintos, com isso, as aulas não se tornam monótonas nem cansativas.
O objetivo da técnica é garantir um corpo e mente saudáveis. Investir no Pilates é investir na própria vida. Confira os principais efeitos da técnica:
– Aumenta a flexibilidade e a resistência muscular;
– Atua na prevenção de lesões;
– Promove o relaxamento geral;
– Aumenta a disposição física e mental;
– Melhora a postura, a coordenação motora, a capacidade respiratória e o equilíbrio;
– Estimula o melhor desempenho sexual.
O Pilates não pode ser praticado de qualquer forma é importante seguir, corretamente, as instruções do professor. Se realizada de forma adequada, a técnica oferece uma grande margem de segurança, resultados duradouros e pode ser praticada por todos os públicos: mulheres e homens, jovens, idosos e crianças, sedentários e atletas, dançarinos e gestantes.
Leia também:
O trabalho realizado pelo Instituto Pilates
Pilates seguro!
Pilates: fortalecimento, agilidade e concentração

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios