OU
Ver todas as unidades

Ossos saudáveis com o Pilates

pilates-ossos-saudáveisExercícios físicos são bastante indicados para os pacientes com osteoporose, uma doença caracterizada pela perda acelerada de massa óssea e que atinge, principalmente, pessoas do sexo feminino.
Porque os ossos perdem a saúde?
Os pacientes afetados pela osteoporose seguem, normalmente, a proporção de três mulheres a cada quatro pacientes. Nas mulheres, a fragilidade dos ossos é, normalmente, causada pela ausência de estrogênio. A falta desse hormônio feminino faz com que o osso se torne poroso, com a aparência de uma esponja.
Fatores de risco para a osteoporose:
– Idade avançada;
– Sedentarismo;
– Tabagismo e consumo excessivo de álcool e cafeína;
– Histórico familiar de osteoporose;
– Pele branca;
– Baixa ingestão de cálcio e vitamina D;
– Desequilíbrios no estado menstrual: menarca tardia, menopausa precoce, amenorreia, etc;
Atividades físicas no tratamento
Consumir os suplementos de cálcio e de vitamina D prescritos pelo médico associando a uma alimentação balanceada e saudável; tomar sol para a produção natural de vitamina D nos horários adequados (pela manhã e ao final da tarde) e praticar exercícios físicos regularmente estão entre as principais indicações para manter os ossos saudáveis ou recuperar a saúde em caso de pacientes com ossos já fragilizados.
As atividades a serem praticadas são muitas e uma delas é o Pilates. O método oferece programas de exercícios de baixo impacto, que não oferecem riscos de lesões e proporcionam ao corpo mais flexibilidade, força muscular, mobilidade, reeducação postural e o melhor de tudo: sem desgaste físico. Cada movimento realizado é perfeitamente adaptável ás necessidades e limitações de cada pessoa, a fim de não estimular a fadiga e danos à saúde. O trabalho do Pilates com o equilíbrio, a coordenação e a concentração durante os exercícios ajuda a evitar o risco de quedas e consequentes fraturas.
Lembrando sempre que o melhor tratamento para qualquer problema de saúde é a prevenção!
Assista ao nosso vídeo institucional e agende uma aula experimental:

aula-experimental-pilates