OU
Ver todas as unidades

Mochilas escolares e os riscos à coluna

 
mochilas-escolares-riscos-colunaVocê sabia que a mochila escolar do seu filho pode trazer muitos prejuízos à saúde da coluna? O que temos visto com frequência é um grande percentual de crianças e adolescentes que utilizam mochilas e bolsas com excesso de peso, isso porque a quantidade de livro e materiais solicitados pelas escolas é cada vez maior. O estudante ainda carrega outros utensílios pessoais e muitas vezes o próprio lanche. Resultado: mochilas com um nível de peso acima do recomendado e uma coluna que sofre com as pressões.

Influência na postura

O sobrepeso da mochila somado à má distribuição do mesmo dentro do acessório pode exercer influência negativa sobre a postura do estudante, tornando-a inadequada. Daí a ocorrência, cada vez mais comum, de problemas de coluna durante a infância e a adolescência, como a escoliose (coluna em forma da letra “s”), hipercifose (curvatura acentuada da coluna torácica) e hiperlordose (aumento do ângulo de curvatura na região lombar).
Mas não é, apenas, a coluna a única afetada pelo excesso de peso em mochilas e seu uso com postura inadequada, joelhos, ombros, pescoço e quadris, por exemplo, também são acometidos por dores, além de outros problemas mais graves.

Os risco à coluna durante a infância e a adolescência

Como utilizar a mochila de forma correta

1º – Com relação ao peso, a carga da mochila não pode ultrapassar o referente a 10% do peso total da criança ou do adolescente;
2º – Itens mais pesados devem ser colocados no espaço principal da mochila, próximo às costas. Nos bolsos externos devem ser colocados somente os objetos mais leves;
3º – A base (fundo) da mochila deve estar apoiada na curva da região lombar da coluna. Nem acima e nem abaixo para não influenciar na postura do estudante;
4º – O estudante deve carregar a mochila usando as duas alças e não posicioná-la em, apenas, um dos ombros para que o peso seja bem distribuído. As alças também devem ser largas, de preferência;
5º – Caso seja preciso carregar dentro da mochila um peso superior ao recomendado, também poderão ser utilizadas as mochilas de rodinhas. Mas atenção: a alça não deve ser nem maior nem menor que a altura do braço estendido do estudante, além disso, é aconselhável alternar os braços a cada dez minutos, evitando, assim, o esforço excessivo.

Pilates e os seus benefícios para o estudante

O Pilates oferece muitos benefícios, como o fortalecimento da musculatura de sustentação da coluna, desenvolvimento de uma maior consciência corporal, ganho de equilíbrio e flexibilidade, melhora da postura, dentre outros. A técnica oferece exercícios leves e diversificados, garantindo aulas exclusivas e adaptadas ao ritmo e necessidades da criança.
Conheça um stúdio de Pilates, clique aqui!
 

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios