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Guia completo da hiperlordose

No artigo de hoje separamos um guia completo da hiperlordose, com as suas principais causas, diagnóstico, formas de prevenção, exercícios e métodos para diminuir o grau de curvatura da coluna cervical e/ou lombar.

O que é hiperlordose?

Para entender melhor a hiperlordose é preciso conhecer um pouco mais sobre a estrutura da coluna vertebral.
Também conhecida como espinha dorsal, a coluna vertebral articula superiormente com o crânio e inferiormente com o osso do quadril. Ela é dividida em quatro regiões: cervical (que contém 7 vértebras), torácica (com 12 vértebras), lombar (com 5 vértebras) e sacro-coccígena (com 4 vértebras).
A coluna conta com curvaturas fisiológicas em sua estrutura, são elas: a lordose/cervical (convexa ventralmente), cifose/torácica (côncava ventralmente), lordose/lombar (convexa ventralmente) e cifose/pélvica (côncava ventralmente). Estas curvas são consideradas normais, contudo o seu aumento e diminuição são considerados alterações posturais ou patológicas, como é o caso da hiperlordose.
A hiperlordose nada mais é do que o aumento do grau da curvatura da coluna cervical e/ou lombar. Como a doença muda o alinhamento da coluna, automaticamente há um realinhamento das outras curvas para uma compensação. A curvatura exagerada da hiperlordose pode ser responsável por dores e desconfortos na região da lombar durante o dia a dia.

Principais causas da hiperlordose

Como se trata de um desvio na postura, a hiperlordose pode ser causada por diversos fatores. Vamos conhecer os principais?

  • Má postura;
  • Obesidade;
  • Gravidez – por conta do peso da barriga;
  • Deformidades genéticas;
  • Movimentos repetitivos – como passar muito tempo no celular;
  • Lesões;
  • Hérnia de disco – por conta da postura adotada para diminuir a dor;
  • Fraqueza e encurtamento de grupos musculares;
  • Espondilolistese – que é o escorregamento das vértebras.

Identificando a hiperlordose
Assim como em qualquer outro problema na coluna, o diagnóstico médico é fundamental para definir o método de tratamento mais adequado.
Um profissional da área consegue identificar a hiperlordose por meio da observação física do paciente quando ele está de lado. Também pode ser solicitado alguns exames para identificar a gravidade da doença e qual a necessidade de tratamento. Entre os principais exames, estão o raio-x panorâmico e testes ortopédicos.
O exame físico para detectar anormalidade na coluna consiste no toque e observação. Com ele, se verifica os graus de amplitude em determinados movimentos, como são as atitudes posturais usadas no dia a dia, a força muscular e o encurtamento.
Depois que o diagnóstico da hiperlordose é feito, o médico pode solicitar um exame completo ao paciente para investigar a sua saúde e condição física. Para definir o tratamento ideal, o profissional também leva em conta alguns fatores de risco, como osteoporose, obesidade e doenças congênitas.
Para complementar o diagnóstico, alguns doutores também pedem uma avaliação neurológica. Nela, ele consegue avaliar se há adormecimentos, dores reflexas, alteração de sensibilidade e de função motora e mudanças em alguns órgãos.

Classificação da hiperlordose

Muita gente não sabe, mas a hiperlordose tem algumas classificações. Entender qual é o nível da sua condição ajuda no momento do tratamento e redução da dor. Confira as especificações da doença:

  • Postural: esta é a forma mais comum, decorrente de uma má postura;
  • Congênita: hiperlordose devido a anomalias do desenvolvimento embrionário vertebral;
  • Pós-laminectomia: efeito adverso causado por complicações em algum tratamento médico, seja ele cirúrgico ou não.
  • Neuromuscular: resultado de algum desequilíbrio no tônus e força muscular;
  • Secundária a alguma contractura em flexão da anca e associada a alguma outra causa, como espondilólise e espondilolistese.

Hiperlordose na gravidez

Como mencionamos acima, a gravidez pode ser uma das causas para a hiperlordose. Durante a gestação, a barriga da mulher cresce, em média, 40 centímetros. Este crescimento pode causar algumas alterações na morfologia da coluna, entre elas, um aumento na curvatura da região lombar.
Boa parte das mulheres reclamam de dor nas costas enquanto está grávida. Isto acontece, principalmente, por conta do peso da barriga, que desloca o centro de gravidade para a frente e altera a sua postura, gerando uma hiperlordose lombar.
Além do desconforto físico, a gestante também pode apresentar dificuldades em realizar diversas atividades, como levantar e sentar, ficar muitas horas na mesma posição e até dormir. Com o passar das semanas, o centro de gravidade do corpo se desloca cada vez mais para frente, especialmente da 20º a 28º semana.
Importante ressaltar que as mulheres que já sofriam com dores nas costas antes de engravidar têm mais chances de sofrer com a coluna durante este período. Por isso, é fundamental que as grávidas mantenham uma rotina saudável com uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos. O pilates é uma excelente opção de atividade para esta época. No Instituto Pilates, por exemplo, o professor elabora um plano de exercícios exclusivo para a gestante, priorizando o fortalecimento do corpo e a prevenção de dores decorrentes do aumento de peso e má postura.

Tratamento da Hiperlordose

O tratamento da hiperlordose precisa ser feito de forma global, ou seja, além de tratar, a terapia tem a função de prevenir futuras recidivas de lesões, dores e tensões. Normalmente, o tratamento desta condição envolve:

  • Quando há dor, é recomendado o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios;
  • Quando há necessidade, o médico pode sugerir uma redução no peso corporal;
  • Fisioterapia;
  • Reeducação Postural Global (RPG);
  • ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral);
  • Coletes para controlar a evolução da curvatura;
  • Quando há necessidade, pode ser recomendado o uso de palmilhas posturais;
  • Cuidados diários nas atitudes posturais;
  • Acupuntura, osteopatia e quiropraxia;
  • Pilates.

Reeducação Postural Global

A RPG é uma das principais formas de tratamento para a hiperlordose. O método fisioterapêutico consiste em corrigir problemas posturais e tratar possíveis problemas causados pela má postura.
A Reeducação Postural Global se baseia em três princípios fundamentais:

  1. Individualidade: cada paciente é único e reage ao método de forma diferente;
  2. Causalidade: a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma apresentado;
  3. Globalidade: o corpo deve ser tratado como uma unidade, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.

Os tratamentos da RPG são individuais e duram cerca de 1 hora, podendo ser praticados por quem quer prevenir problemas na coluna ou como parte de um tratamento para algumas condições, como a hiperlordose.

ITC Vertebral

Este método, que também pode ser parte do tratamento da hiperlordose, é um meio não cirúrgico que utiliza técnicas de fisioterapia para a reconstrução músculo-articular.
Com o ITC Vertebral os pacientes são tratados sem procedimentos invasivos e de acordo com os seus sintomas e sinais de dor. Como não existe um trabalho padrão, quem procura por este tratamento passa por uma avaliação criteriosa e recebe um atendimento personalizado.
O Instituto Pilates trabalha com o método do ITC Vertebral em suas unidades. O tratamento é dividido em cinco etapas:

  1. Fisioterapia manual;
  2. Mesa de tração eletrônica;
  3. Mesa de flexão e descompressão;
  4. Estabilização vertebral;
  5. Busca por outras alternativas para manter os benefícios do tratamento, como pilates ou musculação.

Cuidados durante o tratamento da hiperlordose

Antes de começar o tratamento para a hiperlordose é fundamental ter uma boa avaliação postural para prevenir e saber quais os desvios devem ser corrigidos.
Uma postura boa é aquela que exige esforço mínimo da musculatura, articulações e ligamentos para se manter em posição ortostática. Por isso, tenha sempre em mente esta condição no momento de tratar a hiperlordose. Procure por profissionais capacitados e que orientem os seus exercícios de uma forma que não use musculatura compensatória na realização dos movimentos.
O Instituto Pilates conta com um quadro de profissionais qualificados que antes de criar qualquer plano de exercício, avalia primeiro as condições físicas e limitações dos alunos. Assim, há uma maior garantia de sucesso no tratamento e alívio das dores.
Durante a realização de atividade física, quem sofre com a hiperlordose precisa tomar alguns cuidados, como:

  • Movimentos suaves e fluídos ao invés de manobras bruscas que podem provocar lesões;
  • Precisão na execução dos movimentos para não haver gastos desnecessários de energia;
  • Centralização no “powerhouse” deixando a musculatura  bem trabalhada para evitar sobrecarga na região lombar;
  • Concentração durante os movimentos para evitar possíveis lesões;
  • Concentração na respiração para manter a circulação sanguínea adequada;
  • Controle dos movimentos, atingindo a execução ideal das manobras.

Cuidados para evitar as dores posturais

Existe uma postura correta para todos os movimentos que realizamos, inclusive quando estamos parados. Com o mundo moderno e a rotina cada vez mais corrida, nem sempre cuidamos da postura da maneira certa. Mesmo assim, o ideal é que tomemos o máximo de cuidado durante o dia para não sobrecarregar nossos músculos e articulações.
Uma má postura pode causar alguns problemas, como a hiperlordose. Por isso, tome alguns cuidados durante a sua rotina para não ter a condição no futuro ou então como parte do seu tratamento. Confira algumas dicas:

  • Se você trabalha por muitas horas na mesma posição, não importa se ela é sentada ou em pé, faça alongamentos periódicos durante o dia. Se levante, caminhe um pouco e vá tomar um copo de água ou um café;
  • Se você trabalha sentado, procure obedecer algumas regras básicas de ergonomia, como uma cadeira adequado para a postura;
  • Prática de atividade física regular. O Pilates, por exemplo, é um método excelente para quem quer fortalecer a musculatura e ajeitar a postura. Esta prática também é ideal para quem já sofre com algum problema na coluna e quer corrigir a postura e diminuir as dores.
  • Cuidar do peso corporal também é fundamental para evitar dores posturais. O excesso de peso prejudica a coluna e a manutenção da postura correta. Por isso, tente manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Exercícios simples para quem sofre com a hiperlordose

Existem alguns exercícios simples que podem ser praticados sem equipamentos para melhorar a hiperlordose. Converse com um profissional para saber se estas atividades se adequa a sua condição. Além disso, tenha em mente que estes exercícios são só um complemento do tratamento recomendado por quem lhe consultou.
1. Rotação da bacia para trás

  • Deitado com os joelhos dobrados, aperte as nádegas uma contra a outra, tentando elevá-las levemente e ao mesmo tempo contraia a musculatura abdominal de maneira que a sua coluna lombar toque com força a superfície que você está deitado.
  • Mantenha essa contração por 5 segundos e em seguida relaxe por outros 5 segundos. Comece novamente e assim por diante.

2. Elevação do tronco
Deite com os joelhos dobrados. Contraia a musculatura abdominal, eleve a cabeça e a parte superior do tronco e toque de leve os joelhos com as mãos. Tempo de 3 a 5 segundos.
3. Cabeça contra os joelhos
Entrelace as mãos na nuca, eleve a cabeça e dobre os joelhos, tentando forçar a cabeça em direção aos joelhos e vice-versa.
4. Joelhos contra o peito
Repita o primeiro exercício sem contrair as nádegas. Posicione as mãos na face posterior das coxas. Deitado com os joelhos dobrados, segure ambos os joelhos com as mãos e traga-os contra o peito. Mantenha esta posição por 5 segundos e em seguida relaxe, levando de volta os joelhos à posição inicial.
5. Joelho oposto no cotovelo

  • Deitado com os joelhos dobrados, coloque os braços para trás e entrelace os dedos na nuca. Dobre o joelho esquerdo com mais força e tente encostar o cotovelo direito neste joelho.
  • Em seguida, alternar o joelho direito contra o cotovelo esquerdo.
  • Tempo: de 3 a 5 segundos para cada movimento. Faça 10 vezes de cada lado.

6. Rotação da coluna lombar

  • Deitado, dobre ambas as coxas até 90 graus sobre o tronco dobrando ao mesmo tempo os joelhos.
  • Em seguida execute a rotação de ambas as coxas para um dos lados, encoste a coxa inferior no tapete e force a superior no sentido de tocar o tapete um pouco mais acima da coxa inferior.
  • Mantenha sempre os ombros e a parte superior do tronco em contato com o tapete e na posição horizontal.
  • Repita o mesmo movimento do outro lado.

7. Rotação com contração lateral

  • Este exercício é uma complementação do sexto exercício. Execute o exercício nº 6 e permaneça na posição de rotação, a partir daí tente contrair a musculatura lateral do tronco do lado mais alto e com o braço do mesmo lado tente alcançar o joelho.
  • Demore nesta contração de 2 a 3 segundos. Faça 5 a 10 vezes cada lado.
  • Repita o mesmo movimento do outro lado.

8. Extensão máxima do joelho

  • Deitado ainda de barriga para cima, faça uma flexão da coxa de um dos lados até 90 graus e ao mesmo tempo estique ao máximo o joelho do mesmo lado, de maneira que ele fique no mesmo eixo da coxa.
  • Em seguida com as 2 mãos abrace a coxa e faça um movimento forçado da mesma em direção ao tronco, mantendo sempre o joelho em extensão.
  • Execute o mesmo movimento do outro lado.
  • Tempo: 2 a 5 segundos em cada movimento.

9. Alongamento do membro

  • Deitado em decúbito dorsal execute com um dos membros um movimento equivalente ao de alongar este membro de maneira que se alguém olhar os seus membros um vai parecer mais longo que o outro.
  • Repita o movimento do outro lado.

10. Extensão das coxas
Este exercício é feito de barriga para baixo.

  • Coloque um travesseiro tipo almofada sob o abdômen e tente elevar uma das coxas a alguns centímetros acima do plano do tapete.
  • Repita o movimento com a outra coxa.

11. Exercício na parede

  • Fique de pé distante de uma parede aproximadamente 30 centímetros, mantenha os pés nesta distância, procure encostar as costas na parede e deslizar a coluna para baixo forçando-a ao mesmo tempo contra a parede e certificando-se que a coluna lombar está retificada ou até curvada para frente e portanto sem lordose.
  • Este deslizamento deve ser realizado até as coxas ficarem próximas da horizontal.
  • Mantenha esta posição até começar a sentir um desconforto na região anterior das coxas. No começo, esse desconforto aparece nos primeiros 5 a 10 segundos. Porém, com o treinamento o período de permanência na posição descrita aumentará. O ideal é atingir os 2 minutos.

12. Exercício de barriga para baixo

  • Deitado de barriga para baixo, mantenha o tronco relaxado.
  • Use os membros superiores para elevar o tronco e manter a bacia apoiada no solo, produzindo uma hiperextensão da coluna lombar e parte da coluna torácica, com os membros superiores em 180 graus.
  • Mantenha esta posição por 5 a 10 segundos. Respeite a sua tolerância.

13. Exercício com os pés afastados

  • Mantenha o tronco bem relaxado com os membros inferiores em posição confortável. Coloque as mãos na cintura tendendo a abranger a coluna lombar.
  • Incline o tronco para trás vagarosamente até encontrar o seu limite tolerável de extensão e hiperextensão, permanecendo nesta posição por pelo menos de 5 a 10 segundos.
  • Repita o movimento por 10 vezes intercalados com períodos de descanso.
  • Esta série de 10 movimentos pode ser repetida várias vezes no mesmo período ou várias vezes por dia.
  • É importante que este exercício não cause dor. Se ela surgir, diminua a intensidade da atividade.

14.Báscula de bacia em pé

  • Este exercício é equivalente ao primeiro da lista, só que agora realizado em pé.
  • Basta você ficar em pé com as costas próximas a uma parede, dobre os joelhos em aproximadamente 5 a 10 graus e contraia a musculatura abdominal, forçando a coluna lombar contra a parede, ao mesmo tempo em que a bacia também é rodada para cima e para trás.
  • Quando você estiver familiarizado com o exercício, não vai mais precisar se encostar numa parede, basta contrair a musculatura abdominal e forçar a rotação da bacia para trás. Com o tempo e com a prática, você poderá realizá-lo enquanto estiver andando, subindo ou descendo escada, parado, conversando ou cozinhando diante de um fogão, ou seja, durante qualquer atividade.

Pilates para quem sofre com hiperlordose

Já comentamos em outro tópico que o pilates faz parte do tratamento para a hiperlordose. Isto acontece porque este exercício trabalha o corpo inteiro de forma única e completa.
O pilates é uma prática que visa melhorar o alongamento, flexibilidade e força dos nossos músculos e articulações, tendo o centro de força do corpo o abdômen que é trabalhado em praticamente todos os movimentos. Além disso, o método também trabalha para manter uma boa postura e preparar o corpo para realizar as atividades rotineiras, como se agachar e subir escadas.
Por conta de todos os benefícios, essa atividade é uma excelente opção para quem procura corrigir a postura ou tratar de algumas condições, como a hiperlordose.
O Instituto Pilates conta com profissionais qualificados e preparados para lidar com problemas recorrentes da coluna. Com um método diferenciado, aqui o paciente passa por uma avaliação física completa antes de começar a se exercitar. Assim, o professor consegue definir um treino que condiz com os objetivos do aluno e respeita as suas condições e limitações físicas.