OU
Ver todas as unidades

Gonartrose: você sabe o que é?

gonartroseVocê já ouviu falar nesta patologia? A gonartrose pode ser classificada como um tipo de artrose no joelho que atinge mais consideravelmente o público feminino, ocorrência justificada pelas diferenças anatômicas que existem entre homens e mulheres.
Dentre as causas da gonartrose podem ser associados os traumas diretos (como no caso de tombos, por exemplo, levando a pessoa a se apoiar com os joelhos no chão), infecções, lesão ligamentar e outros tipos de agressão a um ligamento.

Principais sintomas da Gonartrose

Além da dor característica no joelho acometido, podem surgir deformidades na região (em casos mais avançados) e a ocorrência de espasmos musculares, inchaço (tumefação), rigidez, limitação do movimento ou perda funcional, desgaste e fraqueza muscular, crepitação (estalos/ruídos).

Diagnóstico e Pilates no tratamento da Gonartrose

Normalmente, o diagnóstico pode ser feito por um ortopedista que se baseia nas queixas de dores que o indivíduo manifesta. O profissional realiza, então, exames específicos (como Raio X, ressonância magnética e ultrassonografia do joelho) para confirmar o diagnóstico.
A seguir pode ser prescrito o tratamento mais indicado. O paciente é, comumente, direcionado para sessões de fisioterapia que visam, logo de início, ao alívio da dor. O trabalho de fortalecimento e alongamento da musculatura que envolve e protege a articulação é realizado posteriormente. Nesse caso, são indicados os exercícios de Pilates, que atuam de modo a aliviar as dores e ajudam, sobretudo, no fortalecimento da musculatura das regiões envolvidas, desenvolvem a flexibilidade e o controle motor do paciente.
Há um grande repertório de exercícios de Pilates que visam funcionalidade, organização e fortalecimento global. Os exercícios proporcionados pelo método não de baixo impacto, sem oferecer sobrecarga à região acometida por dores. Os diferentes movimentos têm foco na amplitude articular, no alongamento e reforço muscular, fundamentais para a prevenção dos sintomas dolorosos. O paciente realiza todos os exercícios em associação com movimentos respiratórios, coordenação, concentração, equilíbrio mental e corporal. E o atendimento é personalizado, respeitando o ritmo de cada indivíduo, as necessidades e limitações de cada um. O Pilates vem apresentando resultados excelentes à melhora da qualidade de vida de pacientes com gonartrose.