OU
Ver todas as unidades

Estresse: Pilates em combate ao "mal do século"

estresse-pilates-combateA sua rotina diária é, cada vez mais, agitada. Trabalho, estudos, compras, família, trânsito, problemas pessoais… são tantas atividades no dia a dia que mal dá tempo para cuidar de si. O resultado é que você se sente esgotado, sem muita disposição e com um cansaço que nunca acaba. Cuidado! Pessoas com um ritmo de vida acelerado têm grandes chances de sofrer com o estresse. A lista de causas para o problema que é, comumente, considerado o “mal do século”, parece ser extensa e o indivíduo acometido pode acabar manifestando diferentes tipos de doenças em decorrência do estresse.

Alguns problemas que surgem em função do estresse

Um pouco de estresse sempre faz parte da vida de qualquer ser humano e é até necessário para corresponder às demandas do indivíduo no dia a dia. Entretanto, quando ele surge em excesso, as consequências podem ser bem negativas, favorecendo o surgimento de:
– Alergias;
– Infecção (pela baixa imunidade);
– Transtornos do pânico;
– Depressão;
– Enxaqueca;
– Asma/Bronquite;
– Obesidade;
– Gastrite.
O estresse estimula o organismo a produzir algumas substâncias, como a adrenalina e o cortisol, o que é importante para o indivíduo diante de uma situação de perigo, por exemplo. Mas o problema consiste na quantidade de situações estressantes pelas quais o sujeito passa nos dias atuais, levando-o a uma produção intensa dessas substâncias, bem maior do que a necessária e o resultado é o surgimento de distúrbios. O correto seria que o indivíduo vivesse situações de estresse e situações de relaxamento de maneira equilibrada, o que é considerado bastante improvável para a rotina de vida tão agitada de quase toda a população.

O Pilates cuida de você!

A técnica do Pilates apresenta um grande repertório de exercícios com vasta diversidade de movimentos que assumem o papel em comum de promover a harmonia entre o corpo e a mente.
Um dos princípios do Pilates tem foco, exatamente, na respiração. Ao longo de toda a aula, o praticante deve trabalhar os movimentos em sincronia com a respiração que, ao ser realizada de maneira correta, ajuda o aluno a liberar tensões. A concentração é outro aspecto fundamental para a técnica, pois o que realmente importa não é a quantidade de exercícios realizados, mas sim a qualidade com que são feitos. Reter a atenção em si e nos movimentos que estão sendo executados, favorece o afastamento dos problemas do dia a dia, liberando a mente de preocupações e o corpo da agitação diária de vida.
As aulas de Pilates são exclusivas, não existe um repertório padrão para todos, pois a técnica respeita as necessidades e limitações de cada aluno. Também não há estímulo ao desgaste físico, como os exercícios de musculação, o Pilates afasta a monotonia com aulas que se renovam e garantem resultados progressivos.
São, apenas, alguns minutos do seu dia dedicados ao Pilates, mas a lista de benefícios é longa: mais auto estima, disposição, força muscular, relaxamento, equilíbrio mental, dentre outros que, certamente, ajudam o praticante a fugir do estresse e seus malefícios.
Assista ao nosso vídeo institucional e agende uma aula experimental:

aula-experimental-pilates