OU
Ver todas as unidades

Tenho dores nas costas. O que fazer?

 
dores-nas-costas-pilatesPara quem sente dores nas costas, atividades simples do dia a dia acabam limitadas e, dependendo do nível, as dores podem indicar problemas graves que afetam a coluna. Dores nas costas podem surgir em qualquer faixa etária e em ambos os sexos, podendo ter diferentes fatores como causa: sedentarismo, obesidade, estresse, esforço repetitivo, vícios posturais, tabagismo, dentre outros.
Em casos mais graves, as dores nas costas podem indicar a presença de hérnia de disco, um problema que afeta milhões de brasileiros. “A hérnia de disco é um processo no qual ocorre uma ruptura no anel fibroso do disco intervertebral, fazendo com que haja um extravasamento do núcleo pulposo”, afirma o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto Pilates.
Além de dores nas costas, a hérnia de disco pode provocar outros sintomas como dores no braço ou na perna, formigamento nos pés ou nas mãos, dormência nos braços ou nas pernas, diminuição de força e até atrofia de musculatura.

Combatendo as dores nas costas com a técnica do Pilates

A boa notícia é que as dores nas costas podem ser amenizadas através de uma técnica que vem ganhando um número cada vez maior de adeptos. “O Pilates ajuda a fortalecer a musculatura externa e a interna. Nesse caso, ele aumenta a estabilidade a músculos de diferentes tamanhos de forma segura e confortável”, avalia o fisioterapeuta Helder Montenegro.
O Pilates oferece uma grande variedade de exercícios, as aulas são dinâmicas e exclusivas e respeitam o ritmo particular de cada aluno. “A técnica aumenta a mobilidade articular, a flexibilidade e proporciona um relaxamento para a musculatura. Outra vantagem é que como estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue, ajuda a diminuir dores crônicas e tensões”, informa o fisioterapeuta.
Saiba mais: Prevenção de dores lombares com o Pilates

Atente para algumas dicas elaboradas pelo fisioterapeuta Helder Montenegro para prevenir dores nas costas e problemas mais graves como a hérnia de disco:

– Fique atento com a sua postura. Manter o alinhamento do corpo é a melhor forma de prevenir os incômodos. Uma das maneiras de melhorar a postura é através dos exercícios do Pilates;
– Evite usar saltos altos com frequência, pois eles aumentam a curvatura natural da coluna lombar, gerando uma hiperlordose;
– Mantenha os ponteiros da balança controlados, pois o excesso de peso causa uma sobrecarga na coluna;
– Evite o tabagismo porque ele provoca a diminuição dos vasos que nutrem o disco intervertebral;
– Nada de sedentarismo! Realize atividades físicas diariamente. Elas aumentam a estabilidade da musculatura do abdômen e, com isso, a região lombar fica mais fortalecida;
– Evite movimentos repetitivos com sobrecarga de flexão e extensão da coluna, pois podem provocar lesões na região lombar.
 Leia também: Fraqueza muscular pode gerar dor nas costas

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios