OU
Ver todas as unidades

Queixas de dor no corpo aumentam no inverno

Por que aumentam as queixas de dor no corpo no inverno? Fique atento!

pilates inverno

Com a diminuição da temperatura é comum o relato de aumento de dor nas articulações, principalmente nos idosos. A artrose, comum nessa faixa etária, é uma grande vilã nos períodos de frio.

A artrose apresenta picos de dor após esforço físico e rigidez nas articulações pela manhã. Apresenta, também, crises de dor geralmente nos meses mais frios do ano. Essa dor costuma se agravar porque no inverno as pessoas mantêm uma posição mais retraída dos músculos a fim de se aquecerem. Com esses os músculos mais contraídos há uma diminuição no fluxo sanguíneo por constrição vascular e a friagem deixa a sensibilidade mais evidente.

Além disso, há uma tendência de menor mobilização articular, devido a diminuição de atividades como caminhar, ocasionando menor lubrificação articular. Com a insuficiência da cartilagem, associada a uma variedade de condições como sobrecarga mecânica (esforço sobre a articulação), alterações bioquímicas da cartilagem e membrana sinovial (comuns em algumas doenças reumáticas) e fatores genéticos, as dores tendem a aumentar.

Durante o inverno, devem-se realizar exercícios físicos principalmente com o objetivo de minimizar o desconforto provocado pelas dores articulares e melhorar a qualidade de vida. O ideal é manter uma atividade de, no mínimo, 30 minutos. Porém, alguns cuidados precisam ser tomados nos dias frios, como aquecimento e, de preferência, todos exercícios devem ser supervisionados por um profissional qualificado, já que é preciso desenvolver movimentos específicos, não podendo ser realizados inadequadamente.

O Pilates é uma excelente técnica para prevenir e tratar essas dores, bem como obter um bom condicionamento físico. Além de proporcionar uma maior percepção corporal, melhora do equilíbrio, aumento da flexibilidade e melhora da auto-estima nos idosos.

O método propicia ao idoso uma correção postural com exercícios de controle muscular, sem risco de lesão muscular, se adequadamente realizado e orientado. Além de ser uma atividade prazerosa que revigora a mente.


aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto New Pilates
O Instituto New Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto New Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios