OU
Ver todas as unidades

Yoga e Pilates

Os principais benefícios e diferenciais entre as duas técnicas.

diferenciais-pilates-yoga

Pilates e Yoga não são atividades desenvolvidas recentemente, mas só nos últimos tempos têm conquistado uma quantidade cada vez maior de adeptos. Ambas as técnicas apresentam algumas características em comum: inicialmente, não foram criadas com o objetivo de ser um novo exercício físico, mas ao longo dos anos sofreram alterações para alcançar as versões mais modernas que conhecemos hoje. Os exercícios das duas atividades exigem força e energia e estão concentrados no trabalho com a respiração, a consciência corporal, o autocontrole e a concentração, além de outra série de aspectos semelhantes. Entretanto, é importante não confundir as técnicas.

Entenda as principais diferenças
O Yoga tem origem mais antiga que o Pilates e além de trabalhar o corpo, estimula o autoconhecimento, através do equilíbrio mental e espiritual. Essa modalidade acaba sendo adotada como um estilo de vida pelos praticantes, uma vez que promove mudanças em vários hábitos do dia-a-dia, como na alimentação, por exemplo. O Yoga sempre é traduzido como uma terapia para o espírito e a mente, enquanto o Pilates pode ser visto, em alguns casos, como uma terapia para o corpo. Por isso, os adeptos ao Yoga alcançam, naturalmente, um desenvolvimento espiritual, ao passo que no Pilates podemos dizer que isso não acontece, pois o seu foco está, sobretudo, na força do corpo e na forma como este se movimenta.
A escolha depende da finalidade
Aqueles que buscam o Pilates têm, geralmente, por principal finalidade manter o corpo saudável, além de obter melhor forma física, uma vez que a técnica cultiva o fortalecimento do corpo e a definição muscular, enquanto o Yoga é ideal para quem busca, especialmente, uma sensação de bem-estar, equilíbrio e paz. Para quem sofre de dores, principalmente nas costas ou que está em processo de recuperação de alguma lesão, o Pilates é uma excelente opção, pois reúne exercícios específicos que podem beneficiar o tratamento.
Pilates e Yoga garantem inúmeros benefícios à qualidade de vida do praticante. Porém, eleger qual atividade é melhor para si é tarefa pessoal, até porque o conceito de melhor está, intimamente, ligado a objetivos e metas. Logo, a escolha deve corresponder ao seu foco.
 

 
aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios