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Exercitando o Core com o Pilates

 
core-fortalecimento-PilatesAté pouco tempo atrás, o principal interesse em exercícios físicos estava concentrado no desejo de alcançar o corpo dos sonhos. Hoje, a preocupação com a aparência ainda é forte, mas a busca pelo bem-estar e por um estilo de vida mais saudável também ganhou notável crescimento. Propaga-se a ideia de que fazer exercícios físicos significa cuidar da saúde.

Você sabe o que é o Core?

O Core é considerado o centro de produção de força. É nele que se localiza o centro de gravidade, e é por meio dele que se originam todos os movimentos. Vinte e nove músculos (incluindo os oblíquos – interno e externo -, o transverso do abdômen, os multifídios, o reto abdominal, os glúteos, o quadrado lombar e os músculos do assoalho pélvico) compõem o Core e são eles que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar. Esses músculos são fundamentais para a estabilização e o fortalecimento da coluna vertebral, responsável pela sustentação do nosso corpo.
Os vinte e nove músculos localizados na região do abdômen podem ser estimulados continuamente. É o exercício funcional do Core, prática que vem conquistando um número cada vez maior de adeptos.
Dessa forma, a função da estrutura que compõe o Core é, justamente, manter em equilíbrio o corpo humano – que é sustentado pela coluna. Daí a importância de exercitar essa musculatura que garante maior resistência, gera força para os movimentos, melhora o controle corporal, estabiliza a coluna, previne lesões e acaba com as dores nas costas. Para sustentar o nosso corpo de pé, precisamos de uma estrutura fortalecida, logo exercitar os músculos que compõem o Core significa garantir uma maior resistência contra possíveis riscos impostos ao nosso corpo.

O Pilates e a “casa de força”

A boa notícia é que o Pilates trabalha intensamente com o Core ativado de forma integrada com os movimentos, através da respiração. O trabalho realizado com a técnica faz com que o músculo transverso do abdômen (responsável pela sustentação da coluna) e o assoalho pélvico (responsável pela elevação dos órgãos) sejam estimulados. No Pilates, a região é chamada de “Power House” – casa de força!

Tenha um corpo perfeito com o Pilates

Os exercícios exigem algumas habilidades, como flexibilidade e força. Não fortalecer a região do Core pode trazer efeitos desagradáveis ao corpo, como flacidez abdominal e alterações na posição do quadril.
 

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O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

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