OU
Ver todas as unidades

Pilates na gestação – Benefícios para mamãe e bebê

Na gestação ocorrem diversas mudanças no organismo de uma mulher, não apenas hormonais e emocionais, mas também físicas, destacando-se as mudanças posturais. Alteração do centro de gravidade, rotação da pelve, aumento da curvatura lombar e maior elasticidade dos ligamentos, favorecem sintomas como dor lombar, queixa comum das gestantes durante esse período.

pilates-gestacao-beneficios

Exercícios e a gestação
Um programa de exercícios, de intensidade leve a moderada, durante a gravidez proporciona benefícios para a saúde da mulher e do bebê, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico, bem como no fortalecimento e alongamento suave dos músculos. Com o aumento da resistência e flexibilidade muscular, ela torna-se capaz de suportar melhor o aumento de peso e as alterações posturais decorrentes desse período.

O método Pilates
Apesar de todos os benefícios conhecidos do método Pilates, a gestante só deve iniciar a prática após o consentimento do seu obstetra e em seguida passar por uma avaliação clínica/física com o profissional responsável. Assim, serão identificadas suas limitações, restrições e capacidades físicas.

Exercícios realizados no Pilates, com foco no fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, abdômen e assoalho pélvico, facilitam o trabalho de parto. O abdômen mais fortalecido ajuda a empurrar o bebê durante as contrações e o relaxamento do períneo facilita a passagem dele pelo canal vaginal.

Benefícios para mamãe e bebê
Além de tudo isso, o ambiente climatizado e som agradável proporcionam mais harmonia entre mãe e filho, após o 4° mês (19 semanas) o bebê já é capaz de ouvir som externo. Então os dois viverão momentos de harmonia e cumplicidade antes mesmo de sua chegada. Este, também, recebe endorfina, o hormônio do relaxamento, através da placenta, o que contribui para o bem-estar dele, permite também ao bebê sentir a tranquilidade da mamãe não só durante a execução dos movimentos como no dia a dia.

Ajuda a futura mamãe a voltar para o seu peso e condicionamento físico mais rápido após ter o bebê em comparação a outras mamães sedentárias que não praticaram atividade física durante a gestação. Durante o período de amamentação, os exercícios não afetam a quantidade/qualidade do leite, portanto não influenciam negativamente no crescimento do bebê, desde que a mãe mantenha uma alimentação saudável e boa hidratação.

aula-experimental
 
 

O diferencial do Instituto New Pilates
O Instituto New Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto New Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios