OU
Ver todas as unidades

Artrite reumatóide: veja como o Pilates pode ajudar nesse caso

O que é Artrite Reumatóide?
A artrite reumatóide é uma doença autoimune, inflamatória crônica. É uma patologia sistêmica, de etiologia desconhecida, caracterizada por dor articular, rigidez, fadiga e principalmente por inflamação nas articulações. Atinge principalmente dedos, punhos, pés e tornozelos, geralmente num padrão simétrico, podendo apresentar nódulos.

Ainda não existe causa comprovada. Sua evolução crônica é caracterizada por episódios de dor e deformidades físicas, com consequentes limitações no trabalho, lazer e nas atividades cotidianas.

Acomete mais as mulheres, entre seus 30 e 60 anos. Diferenciando da artrite reumatoide junevil, pois esta acomete crianças e adolescentes antes dos 16 anos de idade.

artrite-reumatoide-pilates

Diagnóstico
O diagnóstico é baseado na associação de uma série de sintomas e sinais clínicos, achados laboratoriais e radiográficos.

Sintomas
O sintoma principal é a dor. Essa piora com a realização de movimentos ou pressão sobre a articulação afetada, com presença de rigidez matinal. Pode ocorrer febre, perda de apetite e de peso.

Tratamento da Artrite Reumatóide
O tratamento da artrite reumatóide deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar para melhor seguir o paciente em suas necessidades. A fisioterapia e terapia ocupacional contribuem para que o paciente possa continuar a exercer as atividades da vida diária.

Apesar da artrite reumatoide ser uma doença progressiva e incurável, fato que torna seu tratamento contínuo, ela permite que o paciente possa ter uma vida o mais próxima possível dos padrões normais. Dessa forma, a atividade física, se realizada adequadamente, pode auxiliar a manter a integridade anatômica e funcional das estruturas ao redor das articulações a fim de garantir a movimentação das mesmas. Além disso, o exercício aumenta a produção de líquido sinovial, responsável por lubrificar as articulações.

O Pilates na artrite reumatóide
O Pilates proporciona um aumento da força no centro do corpo, melhorando o equilíbrio, o controle postural, previne as dores e ajuda na melhora dos movimentos diários e da coordenação. Além disso, os exercícios são de baixo impacto nas articulações e melhoram a mobilidade. Dessa forma, os movimentos do dia a dia se tornam mais eficientes.

Esse método trabalha com exercícios de alongamento e alinhamento corporal, proporcionando fortalecimento da musculatura peri articular e adequado ganho de flexibilidade, evitando o excesso de movimento e privilegiando as cargas moderadas.

aula-experimental

 
 

O diferencial do Instituto Pilates
O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios

Fonte: Revista Original Pilates Digital