OU
Ver todas as unidades

O ambiente do stúdio de Pilates

Muito se ouve falar sobre o Pilates e seus benefícios. Mas você sabia que nem todo ambiente para a prática de Pilates é igual? Alguns, de fato, propiciam a realização segura da técnica com a garantia de bons resultados, mas também há aqueles que podem acabar comprometendo a prática do Pilates, trazendo malefícios à saúde.

O que torna um stúdio adequado para o Pilates?

stúdio-PilatesA principal característica de um bom stúdio de Pilates é aquele que valoriza a qualidade, ao invés da quantidade. Stúdios que admitem uma grande quantidade de alunos por aula não estão focando na execução adequada dos exercícios, uma vez que um único profissional não consegue oferecer atenção cuidadosa a muitos alunos ao mesmo tempo. Também não é aconselhável que os instrutores das aulas de Pilates nos stúdios sejam qualquer outro profissional além do fisioterapeuta ou educador físico (que são os especialistas preparados para lidar com as diferentes necessidades, objetivos e limitações de cada aluno).
O aluno não deve se sentir desconfortável durante as aulas de Pilates. Por isso, há necessidade de espaço considerável para a realização dos movimentos e o repertório musical não deve estimular agitação, mas sim o relaxamento. Os aparelhos de Pilates devem ser modernos, permitindo uma grande variedade de movimentos diferentes.
A quantidade reduzida de alunos por aula também é fundamental para que o próprio praticante consiga realizar adequadamente os exercícios, focando-se nos princípios fundamentais do Pilates: respiração, centro, precisão, controle, fluidez e concentração.
Antes de iniciar as aulas de Pilates, o stúdio deve oferecer uma aula experimental para que o aluno conheça a metodologia trabalhada na prática e também uma avaliação detalhada. O processo de avaliação é de extrema importância, pois é através dos resultados obtidos nesta etapa que o profissional acompanhante poderá montar um programa personalizado de exercícios, de acordo com o quadro de cada aluno.

O Instituto Pilates

Muitas pessoas acreditam que a prática do Pilates é igual em todos os lugares, mas a verdade é que, infelizmente, surgem stúdios com condições cada vez menos adequadas à boa realização dos exercícios de Pilates, inviabilizando todos os benefícios que a técnica pode oferecer. Por isso, não raro, vemos alunos decepcionados com o Pilates, sem acreditar nos inúmeros efeitos positivos que ele pode oferecer ao corpo como um todo.
No Instituto Pilates, todos os profissionais são fisioterapeutas especialistas em coluna vertebral e passam por constante reciclagem, a fim de aprimorar, cada vez mais, os exercícios oferecidos ao aluno até alcançar a plena eficácia. Cada profissional atende a, no máximo, dois alunos por aula, oferecendo uma atenção específica a cada praticante.
Oferecemos uma aula experimental, na qual o aluno já estabelece um primeiro contato com a nossa metodologia exclusiva. Antes de iniciar as aulas, o futuro aluno/paciente passa por uma avaliação realizada por um profissional de nossa equipe e é a partir dos resultados obtidos nessa etapa que será montado o repertório de exercícios com direcionamento exclusivo àquele aluno. Além disso, trabalhamos com uma linha de aparelhos da Fábrica New Pilates, que possuem um design moderno e que, sobretudo, garantem aos nossos alunos maior estabilidade e segurança para a prática dos exercícios.
Leia também:

O trabalho realizado pelo Instituto Pilates

Stúdio de Pilates: 5 dicas para escolher o seu!

Assista ao nosso vídeo institucional e agende uma aula experimental:

aula-experimental-pilates