OU
Ver todas as unidades

A Estafa

estafa-pilatesVocê sente um desânimo frequente e, normalmente, sem razão? Falta de motivação até para aquelas atividades que mais gosta de fazer? Seu corpo dói e o cansaço parece te acompanhar em todas as horas do dia? Sem perceber você pode ter desenvolvido uma estafa que pode ter origem física ou emocional.

Você sabe o que é Estafa?

Também conhecida por fadiga, a estafa pode afetar crianças e adultos e um de seus principais sintomas está nos prejuízos que a condição traz ao rendimento normal do indivíduo. A pessoa se desgasta com facilidade, atividades que antes traziam muito prazer não parecem oferecer a mesma satisfação. Na escola, no trabalho e até no convívio social, as relações e tarefas ficam comprometidas. Como a estafa influencia no funcionamento de todo o organismo, ela pode ocasionar o surgimento de outras doenças como a hipertensão, gastrite, depressão, fobias e problemas cardíacos, dentre outras.
A estafa física, normalmente, causa dores musculares e extremo cansaço. Ela é decorrente de um ritmo frenético de desgaste físico excessivo somado à má alimentação. A estafa mental é a mais comum. Nesse caso, o indivíduo com excesso de responsabilidades, pressões e tensões armazenadas acaba sofrendo um desgaste mental e metabólico bastante intenso. A pessoa (dependendo do grau do desgaste) pode sentir até mesmo dor física. Em termos de riscos, a estafa mental é mais grave, uma vez que promove alterações no Sistema Nervoso Central, podendo gerar problemas físicos e psicológicos. Principais sintomas da estafa mental: tristeza, insônia, falta de concentração, comprometimento da memória, angústia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, problemas na libido, má digestão, dentre outros.

Dicas para prevenir a Estafa

– Organize bem suas tarefas, não se sobrecarregue! Aprenda a separar suas prioridades e ter cuidado para não assumir muitas responsabilidades ao mesmo tempo;
– Não guarde problemas para si. Converse com pessoas de sua confiança ou com um profissional habilitado para ajudá-lo;
– As suas preocupações do dia a dia não precisam acompanhar você em todos os momentos. Em casa, procure esquecer os problemas e abra mais espaço para atividades que irão ajudar a relaxar a mente, proporcionando prazer;
– A prática de atividades físicas é muito importante para o corpo e para a mente. O Pilates é um método bastante indicado para a saúde mental e corporal, uma vez que os exercícios trabalhados têm foco na respiração, na concentração, no equilíbrio e em outros princípios que ajudam o indivíduo a relaxar, livrando-o de tensões, ansiedades e elevando o bem-estar do corpo como um todo.

Você também vai gostar de ler:

Pilates faz bem ao cérebro

Pilates em combate ao estresse 

O Pilates clínico

Assista ao nosso vídeo institucional e agende uma aula experimental:

aula-experimental-pilates